Consad aprova proposta de reestruturação administrativa para diversos setores da UFAM

Pró-Reirorias e Órgãos Suplementares passaram pelo processoPró-Reirorias e Órgãos Suplementares passaram pelo processo

A proposta de reestruturação administrativa foi apresentada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) durante a reunião ordinária do Conselho de Administração da UFAM (Consad) do dia 25 de setembro e aprovada pelo Conselho. O objetivo é superar superposições e fragmentações das atividades, o que proporciona aumento de eficiência, eficácia e efetividade da ação administrativa e o fortalecimento da capacidade institucional.

A partir de um estudo técnico realizado pelo Departamento de Modernização Administrativa (DMA) da Proplan, foram identificados os seguintes aspectos: a organização administrativa de alguns setores não obedecia a uma padronização em termos de denominação hierárquica; havia necessidade de se repensar a distribuição de Funções Gratificadas (FG), buscando, conforme a disponibilidade, o nivelamento entre os níveis hierárquicos; e, por fim, foi observado que algumas Pró-Reitorias adotavam estrutura organizacional ainda não oficializada.

“As Pró-Reitorias e os Órgãos Suplementares terão a seguinte estrutura: Departamento, Coordenação, Divisão e Seção, tendo o Departamento a função estratégica e os demais setores, as funções operacionais. A criação de cada setor está condicionada ao atendimento de critérios técnicos, tais como número de funcionários e/ou atividades. As funções gratificadas serão concedidas, em condição preferencial, de acordo com o nível hierárquico”, explica a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Mariomar Sales.

Professora Mariomar Sales acompanha as mudançasProfessora Mariomar Sales acompanha as mudanças

 

Mudanças realizadas

É possível elencar os resultados da reestruturação administrativa ocorrida em Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares: a Coordenação de Contratos e Convênio ganhou status de Departamento vinculado à Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROADM); a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) criou o Departamento de Programas Institucionais; a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun) tornou-se Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), pois desenvolve ações para discentes, docentes e técnico-administrativos em educação (TAE); enquanto a Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti) criou o Departamento de Cultura e Produção de Imagem.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Kathya Thomé, explica que a Progesp passa a ter no seu organograma os Departamentos de Pessoal e de Recursos Humanos, antes vinculados à PROADM. “Ambos os departamentos mudam de nome, sendo o primeiro chamado de Departamento de Administração de Pessoal (Dapes) e o segundo de Departamento de Desenvolvimento de Pessoal (DDP)”, esclarece. Além disso, a sigla do Daest continua a mesma, mas ele passa a ser chamado de Departamento de Assistência Estudantil, e não mais de Apoio; enquanto o antigo Departamento de Apoio ao Servidor passa a se chamar DSQV, que significa Departamento de Saúde e Qualidade de Vida. Na prática, os novos nomes passam a condizer com as atividades já desenvolvidas pelos setores.Pró-reitora de Gestão de pessoas, professora Kathya ThoméPró-reitora de Gestão de pessoas, professora Kathya Thomé

Outras mudanças foram realizadas em Órgãos Suplementares, como é o caso do Centro de Processamento de Dados (CPD), que se tornou Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), e da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), a qual foi subdivida entre os departamentos de Engenharia, de Logística e de Meio Ambiente e Manutenção. Para a professora Mariomar Sales, a reestruturação administrativa traduz a preocupação em melhor organizar o funcionamento da estrutura administrativa da UFAM, assegurando uma orientação para os resultados. “Fortalecer a capacidade institucional foi um dos objetivos considerados ao se propor a reestruturação administrativa”, resume.

A diretora do DMA, professora Ana Flávia Moraes, destaca que a proposta de reestruturação administrativa é o produto de um grande trabalho técnico realizado pela equipe daquele Departamento. “Durante o processo, foram consultados vários relatórios extraídos do SIAPE [Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos]. Além disso, foram realizadas consulta ao SIORG [Sistema de Informações do Governo Federal] e reuniões de trabalho com os órgãos envolvidos na reestruturação”, expõe a professora.

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