UFAM planeja o Desenvolvimento Institucional para o decênio 2016-2025

A Proplan vai coordenar o processoA Proplan vai coordenar o processo

Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), terá início o processo que irá revisar missão, visão, valores, bem como definir objetivos, metas e estratégias a serem implementadas no âmbito da universidade entre 2016 e 2025.

A abertura dos trabalhos ocorre nesta quinta (2), às 9h, no auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), quando a pró-reitora de Planejamento, professora Mariomar Sales, realizará a palestra intitulada “O PDI como instrumento de construção coletiva do futuro da Universidade”. No evento estarão presentes a reitora, professora Márcia Perales, e o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima.

O processo de elaboração do Planejamento Estratégico (PE) e a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) terá duração de seis meses, iniciando na sexta-feira (3) com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Trata-se de um evento muito importante, no qual serão efetuadas as análises para a formulação dos macro objetivos, bem como as metas e ações a serem desenvolvidas nos próximos dez anos”, afirma a gestora da Proplan. Ela continua: “Eixos temáticos serão priorizados ao longo desse período, daí a importância de se fazer um planejamento participativo, fundamento da construção coletiva”.Gestores irão executar o trabalhoGestores irão executar o trabalho

“A UFAM já é considerada uma instituição de qualidade e para a manutenção desse status e alcance de novos patamares, precisamos trabalhar com ferramentas de gestão que propiciem o alcance de melhores resultados”, comenta Mariomar Sales. O objetivo do planejamento, segundo ela, é a busca de melhoria contínua, o estabelecimento de um norte para as atividades realizadas na Universidade. Em outras palavras, o PE é um trabalho de organização e potencialização das atividades da UFAM, visto que, por meio dele, serão priorizados objetivos e metas a serem alcançados no âmbito de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, por exemplo.

Os indicadores gerados nesse processo serão capazes de medir se estaremos ou não alcançando patamares de qualidade, de modo a se efetuar as mudanças que forem necessárias para que a Universidade alcance êxito nas suas metas.

Por etapas

TAEs e alunos terão representantes nas ações de planejamento e revisãoTAEs e alunos terão representantes nas ações de planejamento e revisão“O trabalho será realizado por uma equipe composta pelos 20 diretores de unidades acadêmicas, por quatro representantes dos órgãos suplementares, um representante dos cursos de graduação, um representante dos programas de pós-graduação, um representante dos programas de extensão, um representante de programas de inovação tecnológica, seis representantes discentes e seis representantes dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs). A Proplan atuará na coordenação do processo”, elenca a pró-reitora de Planejamento. Esse grupo irá realizar as análises, disponibilizar para discussão e ao final, encaminhar a versão preliminar do documento para a apreciação do Conselho Universitário (Consuni).

A professora avalia que o planejamento para o próximo decênio é de relevância sumária, pois desde o último trabalho nesse sentido, realizado há dez anos, houve muitas mudanças na UFAM. “Precisamos fazer um novo raio-Xda instituição, para sabermos em que patamar estamos e, a partir daí, definir onde queremos chegar”, resume Mariomar Sales.

Para isso, será conduzida uma análise dos ambientes interno e externo, de modo a se identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças que podem impactar no alcance dos objetivos da Universidade. A partir da análise aprofundada desses aspectos, serão formulados novos objetivos estratégicos, elegendo-se as grandes prioridades da UFAM para os próximos anos.

Notícia relacionada

Portaria define grupo que irá elaborar o Planejamento Estratégico e a revisão do PDI

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Convite-PDI.jpg)Convite[ ]398 kB