Centro de Processamento de Dados comemora 40 anos

Reitor Roberto Vieira inaugurou o CPD no minicampusReitor Roberto Vieira inaugurou o CPD no minicampus

 

A direção do Centro de Processamento de Dados convida a comunidade acadêmica a participar da solenidade de comemoração de 40 anos do CPD. A solenidade é nesta quarta, 1° de outubro, no auditório da Faculdade de Direito (FD), setor Norte do campus, às 9h. O evento terá a participação de ex-diretores, servidores aposentados e ativos (com 30 anos ou mais no CPD), que serão homenageados com placas comemorativas.Coordenadora do evento, Maria do Céu MedeirosCoordenadora do evento, Maria do Céu Medeiros

A coordenadora do evento, servidora do CPD, Maria do Céu Medeiros, disse que há meses trabalha no resgate histórico do Centro e na elaboração da festa de comemoração do órgão. “Estamos trabalhando há meses no levantamento de informações sobre a história do CPD. Fizemos contato com ex-diretores e aposentados que atuaram no órgão para que participassem da solenidade de comemoração dos 40 anos do Centro e contassem suas trajetórias na construção do CPD. Tivemos a contribuição dessas pessoas que contaram um pouquinho do que sabiam sobre o CPD para juntarmos tudo isso e resgatarmos a história desse órgão tão importante para a Universidade. O CPD foi criado em 1974, numa época em que a informática ainda era desconhecida pela maioria da população, mas foi de grande importância para a melhoria do serviço oferecido na Ufam. Com a massificação da informática somos hoje um órgão estratégico para o funcionamento da Instituição. O CPD foi um dos  primeiros órgãos de dados da região Norte e por ele passaram muitos profissionais que atuam na área de informática hoje”, ressaltou a coordenadora do evento, servidora Maria do Céu Medeiros.

 

 

Servidora Lúcia Maria BarbosaServidora Lúcia Maria Barbosa

 

“A comemoração dos 40 anos é o reconhecimento da importância do CPD para a comunidade universitária e pra todos nós servidores. Foi o meu primeiro emprego e me orgulho de ter contribuído na consolidação do Centro. Fico satisfeita com a solenidade de comemoração e homenagens”, salientou a administradora, Lúcia Maria Barbosa Lira, servidora do CPD.

 

 

 

 

“É uma honra estar na direção do CPD neste momento de comemoração dos 40 anos e fazer parte desta história. A solenidade Diretor do CPD Ronny Peterson GuimarãesDiretor do CPD Ronny Peterson Guimarãesde comemoração é importante para reconhecer as pessoas que construíram e ajudaram a consolidar o órgão. Quem faz a instituição são os seus funcionários. É fundamental reconhecer a importância dos servidores. Sem o trabalho deles, o Centro não teria se constituído ao longo dos anos. A Ufam foi uma das pioneiras da região a ter um órgão de processamento de dados. Foi uma ação inovadora dos gestores da época criar um órgão estratégico, fundamental para os dias atuais. Os problemas sempre existem, mas hoje agregamos valores e temos avançado muito na melhoria do serviço. Temos um ambiente de trabalho harmônico  e isso resulta na qualidade do serviço”, disse o diretor do CPD, Ronny Peterson Guimarães. 

 

 

 

Histórico SPD/CPD

O Setor de Processamento de Dados (SPD) foi criado em junho de 1974 e instalado em janeiro de 1985, através do art. 8º, alínea “e”, do Estatuto aprovado pelo Decreto nº 66.810/70, e está subordinado diretamente à Reitoria da Universidade do Amazonas, a nível de Órgão Suplementar.  Seu primeiro diretor foi o professor José Roberto Bianchi. Nessa época o SPD funcionava nas instalações do Curso de Farmácia, no bairro de Aparecida. Em virtude de que na época dos remanejamentos de equipamentos de processamento de dados (1972/1974), a Universidade do Amazonas, não ter sido contemplada pelo PNCI (Plano Nacional de Centro de Informática), optou pelo aluguel de horas blocadas no bureau, do Centro de Treinamento da IBM do Brasil, isso em junho de 1974, para em janeiro de 1975 alugar o sistema da IBM/3 – Modelo 10.

A partir de sua criação, o SPD desenvolveu vários sistemas para mainframe, como o Sistema de Controle Acadêmico (SISCA), em fevereiro de 1975, a primeira matrícula informatizada foi realizada na Universidade do Amazonas, em um sistema totalmente desenvolvido por nossos técnicos, que foi adaptado para várias outras universidades brasileiras, além de outros. Foram desenvolvidos também vários sistemas para microcomputadores, como o PLATÃO (Plano de Gestão), Sistema de Controle de Pós-Graduação, Sistema de Matrícula para a 3a Idade, etc. Utilizou-se um equipamento IBM/3, modelo 10, com 16 Kb de memória principal.

No ano de 1983, a FUA adquiriu um novo computador, um IBM 4331, com 2 MB de memória principal e 1.5 GB de espaço em disco, o que melhorou significativamente o poder de processamento do SPD,  que passou a funcionar em suas novas instalações no campus universitário (minicampus), no bloco M. Com a aquisição  desse novo equipamento houve aumento da capacidade dos equipamentos de informática e a crescente demanda por serviços, a Universidade ampliou a utilização de mainframes, mudando de equipamento para um IBM 4341, em seguida para um IBM 4381 R14, até chegar ao IBM 9221, modelo 150, bem mais avançado que os anteriores, pois possuía 32 MB de memória e 12 GB de espaço em disco.

O Centro de Processamento de Dados da Ufam (CPD-Ufam) foi o primeiro dos grandes Centros de Processamento de Dados instalados em Manaus. Foi durante muitos anos a principal referência regional em termos de processamento eletrônico de dados, tendo formado e abrigado nos seus quadros boa parte dos profissionais que atuam na área de informática de Manaus.

Os assuntos relacionados aos serviços de Tecnologia da Informação (T.I) e ao parque computacional da Universidade Federal do Amazonas são de responsabilidade do CPD. Administra a Rede  de Dados da Ufam e todos os seus serviços, padroniza os equipamentos, propõe políticas de uso, provê a informatização e gerência de sistemas bem como qualquer melhoria para as atividades nos vários setores da Instituição.

O CPD desde agosto de 2009, está localizado no setor Norte do campus, além de manter e gerenciar a infraestrutura interligando a rede corporativa da Ufam com redes de alcance nacional e global, entre outros  dispõe de vários serviços como: serviço de Internet, serviço de Email e hospedagem de home pages.

Telefonia IP (VoIP)

O projeto de telefonia digital da Ufam trará, em médio prazo, benefícios tais como: economia nas ligações para celular, chamadas interurbanas, controle de chamadas através de tarifação, gerência unificada e transparência.

WireLess

Transformará o campus universitário em uma grande Wi-Fi Zone, abrangendo áreas comuns e salas de aulas, garantindo acesso livre aos recursos de tecnologia da instituição para alunos, visitantes, professores e técnicos.

Datacenter

Foi adquirido, dentro das normas, o novo datacenter que está sendo construído nas dependências do CPD. Possuirá piso elevado, ar insuflado, controle de acesso biométrico, proteção antichamas, sensores de umidade, temperatura, detector de fumaça, dentre outras funcionalidades. Abrigará o parque de máquinas da universidade, incluindo Storages, Blades e demais servidores cujas informações são consideradas sensíveis para a Instituição.

Vigilância Digital

Auxiliará a vigilância do campus por meio da implantação de câmeras de monitoramento. Projeto em parceria com a Prefeitura do Campus.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable