Biblioteca Central promove evento para marcar a data

Mesa de Honra do II EncontroMesa de Honra do II EncontroDurante esta semana, a UFAM comemora os 40 anos do Sistema de Bibliotecas (SISTEBIB) promovendo a segunda edição do evento que reúne os profissionais dá área dos seis campi da Universidade para otimizar as ações do setor. A cerimônia de abertura do II Encontro do SISTEBIB ocorreu na manhã desta segunda-feira, 29, no auditório Rio Solimões.

Compuseram a mesa de honra do II Encontro do SITEBIB, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, a diretora da Biblioteca Central, professora Célia Simonetti, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (11ª Região), Thaís Trindade e a chefe do departamento de Arquivologia e Biblioteconomia, professora Vanusa Borges Jardim.

"A expectativa é que avancemos ainda mais", disse reitora"A expectativa é que avancemos ainda mais", disse reitoraA reitora da UFAM, professora Márcia Perales, destacou a importância do reconhecimento pelo trabalho dos profissionais que passaram pela gestão da Biblioteca nesses 40 anos de existência como o primeiro passo para que se possa trabalhar ainda mais na busca pela excelência do serviço oferecido. “Além de ser um ato de humildade, de reconhecimento, é também de convicção de que nós podemos e temos capacidade de fazer muito para melhorarmos, para sermos referência em relação às bibliotecas”, comentou a gestora sobre a homenagem feita aos gestores da Biblioteca no evento.

Professora Márcia Perales parabenizou a organização do evento pela preocupação em capacitar os agentes das bibliotecas da UFAM admitindo ser este também um elemento fundamental para obtenção de êxito no trabalho prestado. “Nós temos excelentes perspectivas em relação à infraestrutura da Biblioteca com a construção dos novos prédios para o setor, mas nós sabemos perfeitamente que se você não tiver a junção de melhores condições de trabalho e o comprometimento de todos nós, servidores desta instituição, não vamos dar passos largos”, disse, elogiando a disposição dos presentes em participar do Encontro.

Diretora apresenta os avanços do setorDiretora apresenta os avanços do setor

A reitora declarou ainda que foi com base em princípios como transparência, trabalho coletivo, discussões democráticas e decisões tomadas com convicção que a Biblioteca chegou aos seus 40 anos e é baseada nesses mesmos conceitos que ela atingirá seus objetivos. “A expectativa é que nós possamos, à luz desses princípios, avançar ainda mais em prol daquilo que queremos para o Sistema de Bibliotecas e que nós sabemos que é tão importante para a avaliação de um curso e para todos aqueles que usufruem desse sistema”, enfatizou.

Vice-reitor destaca a importância da Biblioteca para a formação acadêmicaVice-reitor destaca a importância da Biblioteca para a formação acadêmicaO vice-reitor da Universidade, professor Hedinaldo Lima, frisou a relevância do momento para a UFAM ao afirmar a contribuição do setor no contexto de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão. “A biblioteca é um dos itens mais importantes a serem considerados nas avaliações dos nossos cursos de graduação”, informou. “Mas nós entendemos que a importância da biblioteca está no papel que esse órgão representa para a formação dos nossos estudantes”, revelou.

A diretora da Biblioteca Central da UFAM, Professora Célia Simonetti, além de apresentar um breve histórico do setor, discorreu também sobre os avanços realizados para melhoria do atendimento. Além dos novos prédios para o órgão, foram citados o investimento em capacitação dos servidores, na criação de produtos e serviços como “nada consta” e ficha catalográfica on line e a aquisição de material impresso e digital e e-books. “O principal desafio está para se construir”, informou a professora ao mencionar a intenção de obter uma melhor avaliação junto à comunidade universitária. “Sem o apoio da reitoria, nós não poderíamos fazer essas mudanças”, finalizou.

Gestores da Biblioteca recebem homenagemGestores da Biblioteca recebem homenagem

A programação em comemoração aos 40 anos do Sistema de Bibliotecas da UFAM continua até sexta-feira, 3, com a realização de grupos de trabalho, webconferência, treinamento da Elsevier e treinamento do sistema Pergamum.

Confira Notícia Relacionada:

UFAM realiza II Encontro do Sistema de Bibliotecas nos 40 anos da Biblioteca Central