Trabalho sobre Biogás, biofertilizantes e adubo orgânico é destaque em evento internacional

O professor do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Tecnologia, Johnson Moura, será agraciado com o ‘Destaque Trabalho Técnico 2014’ no 9º Congresso Internacional de Bioenergia, que ocorre de 1º a 3 de outubro, em São Paulo. Outras informações sobre o Congresso.

Segundo a organização, esta é uma forma de premiar quem participa do Congresso apresentando trabalhos técnicos. Por email, o coordenador geral do evento, Clóvis Rech, explicou: “Os melhores trabalhos escolhidos pela Comissão Avaliadora receberão como homenagem uma placa comemorativa, a ser entregue no dia 2 de outubro”.

O trabalho apresentado pelo professor Jhnson é intitulado “Estudo da modelagem e simulação dos processos de bioconversão de biomassas regionais para produção de energia de biogás, biofertilizantes e adubo orgânico no setor agroindustrial brasileiro”.

Resumo da pesquisa

O reconhecimento da importância da atividade agroindustrial no processo de desenvolvimento econômico e social tem levado os formuladores de políticas públicas, no Brasil e no exterior, a eleger o setor agropecuário como prioritário para a promoção de investimentos em novos empreendimentos. De fato, sabe-se que a agroindústria é uma das principais geradoras de empregos diretos e indiretos por unidade de capital investido.

Dados recentes do Departamento Econômico do BNDES e do IBGE mostram claramente essa característica no caso brasileiro, onde, para cada milhão de dólares investido, os empreendimentos agropecuários e agroindustriais chegam a gerar 118 a 182 empregos, cerca de 15% a 80% a mais do que os investimentos em um segmento tradicionalmente intenso em ocupação de mão de obra, como o setor comercial. Por outro lado, a típica orientação locacional para a fonte de matéria-prima faz com que a agroindústria contribua para mitigar o sério problema do êxodo rural, por gerar empregos diretos e indiretos no campo.

Professor Johnson Pontes de Moura

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de transmissão de calor em alimentos submetidos a protótipos de energia alternativa (fogões solares); Estuda comparativo entre as formas de energias convencionais e não convencionais e secadores solares. Cursou disciplinas de Doutorado em Engenharia Química na Universidade Federal de Campina Grande e pós-graduação no Curso de Licenciamento Ambiental on shore (PROMINP-PETROBRÁS).

Lecionou como professor adjunto dos Departamentos de Engenharias Química e Mecânica da Faculdade de Aracruz e nessa instituição, participou da elaboração do projeto do curso de Pós-graduação Lato sensu em Gestão Ambiental (2008-2009). Também lecionou em Cursos de Pós-Graduação nas disciplinas Gestão da Produção em Petróleo e Gás (Faculdade UNISAM-ES), Módulo de Geologia e Geofísica do Petróleo (Faculdade UNISAM-ES) e de Didática do Ensino Superior e Módulo Metodologia do Trabalho Científico para os cursos de Pós e MBA em Gestão Empresarial Contemporânea e Gestão Ambiental (Faculdade do Vale do Cricaré).

Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Espírito Santo, lecionando as disciplinas de Química Instrumental e Química Geral para os cursos de Agronomia e Farmácia no CEUNES, em São Mateus/ES. Cursou as disciplinas de Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi membro da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos no maior evento de energias renováveis da América Latina e publicou no primeiro anuário das Indústrias de Biomassa e Energias Renováveis.