Cursos da Ufam apresentam ações de extensão e atividades práticas na Feira do Estudante

Graduandos dos cursos de Química e Enfermagem realizaram apresentações de projetos extensionistas e de atividades práticas aos visitantes do stand da Ufam durante o primeiro dia da 5ª Feira Norte do Estudante, que ocorre até este sábado (27), no Centro de Eventos do Manaus Plaza Shopping, das 9h30 às 21h30. Além das apresentações de organizações de ensino e pesquisa, estão ocorrendo palestras nos três turnos do evento. Visite nosso stand!

Dividindo a atenção do público formado principalmente por alunos do Ensino Médio de instituições públicas e particulares, os resultados de reações químicas foram muito apreciados. Integrante do projeto ‘Química na Praça’, Rayane Costa, do 4º período da licenciatura, explica que a proposta é apresentar uma versão mais lúdica e dinâmica dessa área.

Além desse projeto, o professor Túlio Costa ainda coordena outros quatro: Show da Química, que envolve arte, alquimia e o início da química; Reciclagem de papel, em que tal processo é demonstrado; e Lixo Aquático, cujo objetivo é conscientizar sobre a proteção de rios e igarapés.

“Queremos, com a nossa apresentação, despertar o interesse para o curso de Química, focando a Licenciatura”, afirmou Rayane, antes de apresentar o experimento que forma uma espécie de “bomba mágica”, em analogia à aparência do resultado da reação entre vinagre mais ácido acético em contato com bicarbonato de sódio no interior de uma bexiga de festa. “A mistura de vinagre e ácido acético, ao entrar em contato com o bicarbonato, forma gás carbônico, responsável por encher a bexiga como que num passe de mágica”, desvendou.

Ainda no stand da Ufam, estavam presentes acadêmicos do curso de Enfermagem, que foram responsáveis por apresentar as atividades do curso, com salvamento e primeiros socorros, bem como um projeto intitulado "Anjos da Enfermagem". A Ufam é a única instituição parceira dessa iniciativa nacional, sendo o projeto coordenado no Amazonas pela professora Arinete Veras, que também coordena o projeto de extensão "Brincar no hospital".

Estudante do 4º período e um dos oito “anjos da Enfermagem”, Marcos Vinícius afirmou que o projeto é uma oportunidade para conhecer o ambiente hospitalar e estabelecer vínculos com os pacientes. “Ajudo a humanizar esses locais e, com isso, eu afirmou minha vocação para essa profissão”, destacou ele.

As iniciativas no stand da Ufam foram aprovadas pelos visitantes, a exemplo de Rodrigo Souza, 15, que cursa o segundo ano do Ensino Médio. “Fiquei muito interessado nas atividades, em especial da apresentação sobre a química e a transformação que ela pode causar”, avaliou.