Exposição ‘Brinquedos e Memória’ no Museu Amazônico acontece até dia 31

O Museu Amazônico abriu ao público nesta sexta-feira, 3, a exposição Brinquedos e Memória, com a mostra de brinquedos clássicos e antigos, brinquedos artesanais e brinquedos indígenas, como forma de despertar as lembranças de quem já foi criança e aguçar a curiosidade daquelas que são, mas têm seu divertimento, hoje, em peças diferentes daquelas apresentadas.
 
De acordo com a curadora Carolina Brandão, o brinquedo é um excelente mediador entre a criança e o adulto, porque se mostra de forma lúdica como um ponto comum entre diferentes gerações. 
 
"Foi pensada uma discussão sobre a infância e uma programação com jogos, brincadeiras e palestras. Em se tratando de integrarmos uma Universidade, nós trazemos também a Ciência para fazer parte deste processo, mais especialmente falando do ensino da Matemática e da Geografia, que serão ministradas de modo diferenciado", explicou ela.
 

Ocupando dois espaços do salão principal do Museu, as peças estão divididas em três tempos: brinquedos clássicos e antigos, que hoje são peças de colecionadores; brinquedos artesanais, até hoje utilizados por crianças no interior e alguns brinquedos indígenas. Também completará a exposição publicações antigas de livros de fábulas e contos de fadas.
 
Leon da Silva Santos, mecânico de aeronaves, soube da mostra e foi prestigiá-la. Ele acredita que a tecnologia tirou a satisfação de conhecer brinquedos artesanais, da brincadeira na rua envolvendo grupos de crianças com os pés no chão. 
 
"Eu participo de festivais de Pipa em vários pontos do mundo e certamente, vou trazer os jovens com os quais trabalho. Eu costumo dizer, que brincar de empinar pipa é algo sério, porque você precisa ser bom em Matemática e Física, sem falar que brincar de pipa, mostra às crianças e adolescentes que se está na rua por bons motivos", salientou.       
 
A segunda curadora da Exposição, professora Luiza Araújo, informou que a iniciativa foi executada em menos de uma semana e que as peças contam com a cessão por parte de antiquário e colecionadores particulares. 
 
"É muito bonito ver jovens senhores e senhas se encantarem com a mostra, olharem um carrossel e conseguirem viajar no tempo com o que pudemos trazer para cá. Cada um de nós viaja um pouco", disse.  
 
Programação completa
Lançamento: dia 03/10/2014; Horário: 19h;
 
Público: adultos e crianças;
 
Local: Museu Amazônico.
 
 
 
Dia 07/10/2014: das 14 às 16h Jogos e Brincadeiras com a Matemática;
 
Público: 5º ano do Ensino Fundamental;
 
Local: Museu Amazônico.
 
 
 
Dia 16/10/2014: das 14 às 16h – Museu: Jogos e Brincadeiras com a Pedagogia;
 
Público: 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental;
 
Local: Museu Amazônico.
 
 
 
Dia 17/10/2014: das 8h30 as 9h30 Oficina de Tangran. Prof. Monik Nicoline Menezes Ventilari;
 
Público: em geral;
 
Local: Museu Amazônico.
 
 
 
Dia 22/10/2014: das 14 às 16h – Museu: Jogos e Brincadeiras com a Geografia;
 
Público: 5º ano do Ensino Fundamental;
 
 
 
Dia 31/10/2014: das 9 às 10h;
 
Palestra: Brinquedo e Infância;
 
Palestrante: Professora Dra Evelyn Lauria Noronha, Roberto Mubarac;
 
Público: adultos interessados na temática da infância;
 
Local: Museu Amazônico.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Folder_Brinquedos e Memória.pdf)Folder[ ]213 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable