Alunos vencem etapa regional e são selecionados para Competição Nacional de Arbitragem

Alunos vencedores da competição, com o professor, ao centroAlunos vencedores da competição, com o professor, ao centro

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), representada pelos alunos da Faculdade de Direito, venceu a I Seletiva Regional Norte da Competição Nacional de Arbitragem, realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amazonas (OAB/AM), nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

Os alunos da Ufam disputaram junto a alunos de outras universidades, como Fametro, Esbam, Uninorte e Ulbra.  Após a fase classificatória, os alunos da equipe vencedora (Ufam 1) enfrentaram, na semifinal, outra equipe, também da UFAM (equipe Ufam 2), vencendo-a e chegando à fase final, onde enfrentou alunos da Ulbra.

Por dois votos a um dos árbitros da competição, a equipe UFAM 1 venceu a competição e irá representar a região Norte na etapa nacional do concurso, nos dias 13, 14 e 15 de outubro deste ano, na Faculdade Milton Campos, na cidade de Belo Horizonte (MG). Além de vencer a competição, a equipe UFAM 1 ainda receber as seguintes premiações: 3º lugar no melhor memorial da parte requerente; 1º lugar no melhor memorial da parte requerida; 3º lugar no Melhor Oralista; 2º lugar na fase classificatória.

Alex Penha do Amaral, Bárbara Machado Lustosa, Carlos André Alencar, Francyne Leal, Hanna Mendes, Henry Mairo Henrique
Helry Lorence e Maria Luiza Jafra Cordeiro compõem a equipe vencedora.

Registro do evento em que equipes se confrontavamRegistro do evento em que equipes se confrontavam

“A experiência adquirida com a competição é das mais valiosas, principalmente se considerarmos que a Arbitragem é uma seara em crescimento exponencial no Brasil, mas muito pouco explorada na nossa região. O contato com profissionais de grande renome para a Arbitragem Brasileira, também foi um dos pontos altos na competição, vez que nós, na condição de acadêmicos, tivemos a oportunidade de experimentar de forma prática os obstáculos de alto nível que a profissão nos reserva para o futuro”, afirmou uma das integrantes da equipe, Maria Luiza Jafra Cordeiro.

Todos os integrantes da equipe vencedora são do 10º período do curso de Direito e receberam orientação do professor Adriano Fernandes.

“A seletiva regional Norte foi uma grande oportunidade para os acadêmicos aprenderem o funcionamento de uma Câmara de Arbitragem. A preparação para o evento começou ainda no mês de junho deste ano e por dois meses, escreveram dois memoriais: um de Requerente e outro da Requerida. No final de agosto começou a preparação para a fase oral, com simulações”, explicou.

Esta foi a primeira vez que a OAB, secção Amazonas, realizou essa competição, com enfoque na arbitragem, para o Estado, visando, principalmente, difundir e estimular o debate sobre o assunto.

Uma das juradas da competição, professora da Faculdade Milton Campos, Suzana Santi Cremasco, da organização do evento na esfera nacional, afirmou que veio para o Amazonas tendo consciência da falta de tradição do Amazonas na disputa, mas que foi surpreendida pelo envolvimento e comprometimento dos alunos das universidades e faculdades do Estado.

"Vi alunos motivados, corajosos e dispostos a aprender, melhorar e crescer. Foi uma jornada prazerosa. Agora, esperaremos a equipe da Ufam, a grande vencedora da disuputa em terras mineiras", finalizou.