Aluno do ICET cria aplicativo para novos condutores: Quiz Trânsito

O aplicativo possui uma média de cinco mil downloads até o momento.

Um mercado promissor aliado ao bom desempenho acadêmico estimula os alunos de Engenharia de Software do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara da Universidade Federal do Amazonas (ICET/Ufam) a desenvolverem tecnologias para facilitar o deslocamento nas cidades.

“Quem faz o trânsito são as pessoas, e por isso precisamos investir em educação no trânsito”, resumiu Manoel Cláudio Lobato, autor do aplicativo ‘Quiz Trânsito’, já disponível para download gratuito na plataforma Google Play. É um jogo de perguntas e resposta para testar a capacidade de identificação correta de placas de trânsito, ajudando o gamer a memorizar a sinalização vertical e horizontal.

O desenvolvimento do aplicativo está entre os objetivos do projeto de extensão ‘Mobilidade e Cidadania’: restaurar a função social da rua como espaço democrático e de uso coletivo.Segundo Manoel Cláudio, o jogo foi criado para instruir os condutores novatos. “Criamos o teste, a princípio, para melhorar a memorização das placas de trânsito por parte de quem está se habilitando a dirigir. Mas, por ser intuitivo, até crianças na faixa etária dos oito anos já demonstraram interesse em jogar e com isso aprender”, explica.

Demanda

O app foi criado no início de 2014 e já está com uma média de cinco mil downloads. O aplicativo apresentou grande aumento de demanda entre junho e julho. “Tivemos picos de downloads no meio do ano, acredito que muitos eram de turistas estrangeiros que vieram prestigiar a Copa do Mundo e tinham interesse em aprender a legislação brasileira”, comenta o aluno.

O professor do curso de Engenharia de Software, Jhonathan Araújo Oliveira, conta que este aplicativo é fruto do grupo de pesquisa GPCOMP que trabalha para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis dentre outras linhas de atuação. “O Manoel nos procurou, visualizamos a potencialidade social do aplicativo e o Laboratório de Pesquisa ofereceu todo o suporte para o aluno finalizar o projeto. Nossa ideia é desenvolver pesquisa e que isso possa trazer resultados e incentivar os alunos do ICET a se envolverem cada vez mais no desenvolvimento de tecnologias na área da informática”, finalizou.

Texto: Setor de Comunicação do ICET

Edição: ASCOM/Ufam