Reitora empossa diretora e vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas

Reitora (E), diretora (C) e vice-diretor (D)Reitora (E), diretora (C) e vice-diretor (D)

A reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales, reconduziu na noite desta segunda-feira, 15, para mais quatro anos, os professores Sônia Maria da Silva Carvalho e Sérgio Luís Gianizella, diretora e vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), respectivamente.

A solenidade, que contou com a presença de gestores do ICB, professores, técnico-administrativos, além de familiares dos empossados, aconteceu no auditório Samaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor Sul da Universidade.

A reitora presidiu a sessão, que ainda teve à mesa, a então diretora em exercício, a professora Tereza Cristina Torres dos Santos, que ocupou o cargo por 45 dias, período em que se deu o pleito.

Após o juramento, leitura e assinatura dos termos de posse dos novos diretores, os gestores eleitos por 88% do total de votos válidos dos alunos e 68% dos votos válidos de professores, falaram aos convidados. O primeiro deles foi a vice-diretor, professor Sérgio Luís Gianizella.

“Gostaria de começar agradecendo, em especial à professora Sônia Maria, de quem lembro há quatro anos, quando entrou em uma das salas do ICB, chamou-me para conversar e me convidou para compor chapa em prol do Instituto. Hoje, depois de uma jornada completada e, uma outra, que se inicia nesta data, vejo que nós dois construímos uma amizade sincera, honesta, baseada numa relação ética e quer ajudar na construção de dias melhores para o ICB, para a Ufam”, disse Gianizella.

A diretora, professora Sônia Maria, disse que aquele era o momento de agradecer e estabelecer novos desafios para a administração, tendo em mente a grande importância do Instituto para a manutenção da vida, da fauna, da flora amazônicas.

“O caminho natural da vida é o de evolução e é o que nós estamos tentando fazer, cedendo nosso conhecimento, unindo forças para ajudar na formação de recursos humanos, de nosso capital intelectual. Neste processo, encontramos sim, opositores, mas sempre essa contraposição veio acompanhada de respeito, porque a divergência de ideias sempre veio ao encontro das necessidades do ICB. Entendemos e agradecemos por isso. Por fim, agradeço aos meus familiares, que entenderam e compreenderam minha dedicação à Ufam como missão”, disse.

A então diretora do ICB, professora Tereza Cristina Torres dos Santos também se pronunciou e afirmou que permanecerá à disposição para contribuir com o Instituto.

“Foram 45 dias nos quais pude acompanhar as dificuldades que são gerir um órgão da importância que é nosso ICB, mas fico feliz de ter feito parte desta história e, principalmente, saber que os novos diretores são gestores comprometidos”, salientou.

A reitora, professora Márcia Perales, encerrou a solenidade frisando que a eleição pela qual foram reconduzidos a diretora e o vice-diretor teve elementos diferenciados, porque resultam na decisão de uma comunidade que tomou sua decisão à luz não somente de novas propostas, mas do que já havia sido realizado num primeiro momento.

“Usar a palavra ‘amor’ para referirmos à dedicação que à Ufam soa um tanto piegas, mas acredito que seja a palavra mais apropriada, porque nos dedicamos, colocamo-nos à disposição integralmente, nosso esforço, nosso trabalho, nosso conhecimento. A prova disso é subirmos quase 30 posições no Ranking da Folha Universitário (RUF), o que demonstra o compromisso de alunos, professores, técnicos e gestores pela melhoria da educação pública de nível superior. Estou certa que vocês continuarão dando o seu melhor ao ICB. Contem com a Administração Superior, assim como o é desde o início a jornada de vocês”, finalizou.