Encontro discute novos formatos para docência de Ciências e Matemática

Na 4ª edição, o Encontro Regional da Didática de Ciências e Matemática objetiva discutir e dialogar novas perspectivas do ensino das Ciências e da Matemática, articulando alunos da graduação e da pós-graduação para desenvolver novos formatos de docência. Uma programação variada que desde oficinas, minicursos, palestras e até relatos de experiências, o Encontro ocorre até sexta-feira, 19, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul.

Na solenidade de abertura, representando a reitora, professora Márcia Perales, a pró-reitora para Assuntos Comunitários (Procomun), professora Kátya Augusta Thomé Lopes, cumprimenta todos os presentes e os componentes da mesa de abertura. Para a pró-reitora, a administração superior da Ufam se sente feliz por mais um evento que discutirá novas propostas na área do ensino das Ciências e da Matemática.

De acordo com ela, a realização desse do evento mostra o dinamismo da Universidade em rever suas práticas pedagógicas e, consequentemente, contribuir para a formação de novos professores inferindo novas práticas pedagógicas na Rede de Ensino Pública e Privada.

A coordenadora do evento, professora Irlane Maia de Oliveira, disse que o Encontro surgiu a partir do Iº Encontro Nacional de Licenciaturas, em 2010 e que, de lá para cá, vem se permitindo reflexão do fazer pedagógico voltado para as disciplinas das ciências e da matemática. Para a coordenadora, o encontro vai além dos objetivos vitais, pois se propõe a interlocução com outras áreas do conhecimento, como também se propor a inovação nos conteúdos principais dessas disciplinas.

Possibilitar ao aluno um novo olhar quanto ao processo de aprendizagem das Ciências e da Matemática é outro fator primordial do encontro, pois, segundo a coordenadora, nos dois últimos anos, o Encontro dá um foco diferenciado ao processo de ensino e aprendizagem.

“As Instituições de Ensino que formam professores têm o compromisso e o dever, a partir desses Encontros, tornarem sempre coesas em cima das  ideias para construir de novos formatos, a partir do  repensar e do resignificar da didática, principalmente aquela que está sendo operacionalizada na Escola”, comenta Irlane Maia.

Estiveram presentes na solenidade de abertura, além da representante da reitora, professora Márcia Perales, a pró-reitora para Assuntos Comunitários (Procomun), professora Kathya Thomé, a Coordenadora do Encontro, professora Irlane Maia de Oliveira, a representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professora Betânia Correa, representante da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, professora Marlice Araújo e, finalmente a diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Tereza Cristina dos Santos Barbosa.

O IV Encontro Regional da Didática de Ciências é promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GIEPECMA). Na conferencia de abertura, o professor Wagner Rodrigues Valente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) proferiu a palestra `As Ciências, a Matemática, a História e a Educação: problematizando a formação de professores´.