Ufam em busca de novas parcerias internacionais

Uma equipe liderada pelo vice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Lima, seguiu para a Europa no último domingo, 14, para participar de um dos maiores eventos de internacionalização acadêmica do mundo, a conferência anual da EAIE (European Association for International Education) que ocorre em Praga, na República Tcheca, de 16 a 19 de setembro. O objetivo da viagem é estabelecer contato com outras instituições para futuras parcerias, além de identificar tendências atuais da área.

Prof. Hedinaldo Lima, vice-reitorProf. Hedinaldo Lima, vice-reitorEm 2014, a Ufam participará pela primeira vez do evento da EAIE. De acordo com o vice-reitor da Universidade, a internacionalização é um aspecto importante da educação superior e é do interesse da Ufam firmar acordos de cooperação com universidades estrangeiras para que a instituição esteja atualizada acerca do que está sendo discutido e produzido no meio acadêmico. “A internacionalização só nos traz aspectos positivos seja em relação ao ensino, à pesquisa ou à outra qualquer área de atuação da Universidade, porque, basicamente, o que nós fazemos é adquirir o conhecimento que, na maior parte das vezes, foi gerado em outra realidade,” destacou o professor.

Para tanto, segundo o professor Hedinaldo, a UFAM tem desenvolvido políticas que promovam e fortaleçam a cultura da internacionalização dentro da Universidade por meio do incentivo à participação dos acadêmicos e professores nos programas de mobilidade e em eventos no exterior e apoiando a realização de eventos internacionais na própria Universidade. “Tudo isso é feito com a intenção de proporcionar a relação mais estreita entre os nossos profissionais e estudantes com a sociedade internacional”, afirma.

O vice-reitor disse ainda que a UFAM possui várias parcerias firmadas em países como França, México e Alemanha, as quais têm permitido o intercâmbio de conhecimentos entre as culturas participantes. “Após a participação do evento em Praga, nós seguiremos para Stuttgart, na Alemanha, para nos reunirmos com os coordenadores da parceria que temos na Universidade de Stuttgart com a qual mantemos convênio há pelo menos 10 anos”, revelou o gestor.

Professor Ingo Wahnfried, da ARIIProfessor Ingo Wahnfried, da ARIIPara o assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Ingo Wahnfried, a presença da Ufam no evento em Praga representa um avanço, uma vez que é uma iniciativa que tende a abrir portas para a Universidade. “Essa interação com as outras culturas é fundamental para nós, para permitir que a UFAM abra mais o campo de visão da comunidade universitária através das atividades que nós executamos aqui”, frisou o assessor adjunto.

Conforme o também responsável pela Arii, a Ufam tem obtido êxito na área de internacionalização. Um exemplo foi a melhor avaliação desse quesito no Ranking Universitário Folha (RUF), no qual a Instituição subiu 11 posições em 2014. O número de publicações em periódicos estrangeiros é um dos critérios utilizados para avaliar a educação superior nesse aspecto. “Temos melhorado muito, mas precisamos avançar no número de publicações internacionais e isso é um processo lento que requer uma cultura de tentativa de publicação em periódicos internacionais”, disse. Outro aspecto relevante na área de internacionalização nas universidades são as cooperações entre diferentes instituições. De acordo com o professor Ingo, nesse critério a possibilidade de obter resultados positivos é mais rápida. “É uma possibilidade de avanço um pouco mais rápido, a de conseguir inserir nossos pesquisadores e professores em grupos de pesquisa de outras universidades devido ao profissionalismo deles e aos incentivos existentes; e é um dos objetivos dessa viagem, identificar universidades que tenham interesse nessa interação”, declarou.