Oito cursos da Ufam estão entre os 30 melhores do Ranking Universitário da Folha

Foram destaques no RUF 2014 oito cursos da Ufam: Medicina (13ª), Farmácia (13ª), Engenharia Civil (16ª) e Serviço Social (18ª), Engenharia de Produção (20ª), Design (26ª), Pedagogia (26ª) e Odontologia (30ª). Nessa pesquisa, são considerados cursos oferecidos por universidades, centros universitários e faculdades, sendo que da Ufam foram avaliados somente 40 dos 115 cursos ofertados pela instituição.

Os quesitos considerados são estes: Avaliação do mercado, Qualidade de ensino, Doutorado e Mestrado, nota no Enade, professores com dedicação integral e parcial e nota atribuída pelo Ministério da Educação (MEC). Docentes com dedicação integral e parcial (1º lugar no Amazonas) e Avaliação do Mercado (4º lugar do estado) foram os fatores mais notáveis atribuídos aos cursos de Medicina e Farmácia, pelo que comemoram professores e alunos.

Medicina e Farmácia entre os 15

Ao comemorar a conquista da 13ª posição da Medicina no RUF 2014, o diretor da unidade, professor Dirceu Benedicto, disse que o resultado serve de estímulo para os professores e profissionais que trabalham na instituição, para a valorização do ensino médico regional, a identificação geográfica e o sucesso da organização. “Significa vitória de todos nós, resultado da luta incansável na melhoria do curso! Representa muito, uma vez que merecidamente nós somos reconhecidos, tanto em nível local como regional e nacional”, comenta o docente.

Para o diretor, o resultado é fruto de melhorias em infraestrutura, projeto pedagógico e corpo docente. Na área estrutural houve reformas prediais, implantação de laboratórios de serviços e de informática, além de investimento no acervo da unidade; foram inclusos cenários de prática e está em fase de avaliação um novo currículo, assim, foram fomentadas atividades extracurriculares de pesquisa e extensão. A contratação de professores efetivos também foi ponto favorável. “As perspectivas são sempre positivas, uma vez que estamos trabalhando em diferentes sentidos, dentre as quais as apontadas no Ranking Universitário da Folha”, enfatiza.

Iuri Matias Schreiner, estudante de Medicina e presidente do Centro Acadêmico do curso, afirma que, naquela unidade, um dos trunfos é a qualidade do corpo docente e o esforço conjunto entre professores, técnicos e alunos. “A Faculdade passou, há pouco, por um período de organização, e um dos avanços que posso citar foi aquisição dos livros digitais Evolution e Clinical Key, e o acesso a bancos de artigos”. A biblioteca da unidade oferece um ciclo de capacitação para que os usuários operarem as ferramentas, cujo acesso pode ser remoto.

Ao comentar o resultado, a diretora da Faculdade de Farmácia (FCF), professora Maria Meneses, diz que esse resultado já vem se repetindo há alguns anos e reflete o esforço coletivo de alunos, professores e técnicos. Eles têm como forma de trabalho o incentivo e o acompanhamento dos discentes. “Acredito que as avaliações tanto do RUF quanto do MEC serão ainda melhores quando a Faculdade de Farmácia ocupar as novas instalações, localizadas no setor Sul do campus universitário”, aponta a diretora. O prédio antigo será uma farmácia escola e o novo local abrigará os laboratórios.

O aluno do 8° período do curso de Farmácia, Francisco da Silva, enfatiza que de fato existe uma relação de cumplicidade entre alunos, professores e gestores daquela unidade em busca de bons resultados para o curso. “Alunos oriundos de outras universidades que vêm cursar períodos na Ufam necessitam fazer nivelamento. É quando percebemos que o ensino da Ufam é muito bom, porque somos bem mais preparados aqui”, finaliza.