Ufam está entre as 40 melhores universidades do País

Medicina, Farmácia, Engenharia Civil e Serviço Social entre os melhoresMedicina, Farmácia, Engenharia Civil e Serviço Social entre os melhores

A Universidade Federal do Amazonas conquistou a 40ª posição entre as 192 instituições de ensino superior avaliadas, subindo 26 posições em relação a 2013. Segundo o ranking, o curso de medicina é o 13º do País e o melhor da região Norte.

A Ufam é a única Universidade do Amazonas com mais de 60 pontos na classificação deste ano e a mais bem colocada do Estado no levantamento cujos quesitos são Ensino, Pesquisa, Mercado e Inovação. Além disso, é a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do norte do País segundo o ranking.

Para a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, o desempenho da Universidade na classificação do RUF representa o resultado do empenho de cada membro da comunidade acadêmica da Ufam que através da sua atividade faz com que a Universidade se desenvolva, buscando sempre a excelência acadêmica aliada ao compromisso social. “Isto é fruto do trabalho de muitas pessoas que se dedicam dia a dia por aquela que nós consideramos o ‘Nosso Maior Patrimônio’”, destacou. “É razão de satisfação para todos nós, vivenciar os avanços de nossa Instituição. Todos, estudantes, professores e técnicos da Ufam estão de parabéns”, frisa a reitora."Isto é fruto do trabalho de muitas pessoas", disse a reitora"Isto é fruto do trabalho de muitas pessoas", disse a reitora

Ao receber a notícia, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM), professora Mirna Feitoza, disse ter observado entre os critérios de avaliação do RUF que o ensino está embutido em três tópicos de análise. “Não estamos falando somente de graduação, mas de pós-graduação também, embora esta não esteja explicitamente enumerada como tópico. A pós-graduação tem frutos na Internacionalização, quando se refere às publicações de trabalhos científicos, na inovação, quando trata de patentes e na Pesquisa que, no Brasil, dá-se no ensino de pós-graduação”, disse ela. Finalizou afirmando que a Ufam investe cada vez na qualidade e tal reconhecimento faz jus à colocação.

O secretário do Departamento de Serviço Social, servidor Marco Antônio Valente, com 31 anos de Ufam, sendo três deles naquele departamento, atribui a conquista da 18ª posição do curso do RUF 2014 principalmente à qualificação do corpo docente e à relação professor-aluno. “Mesmo que eu não atue na área acadêmica, mas no setor administrativo, é visível o envolvimento dos professores e alunos para a melhoria do curso”, disse Valente, citando o exemplo da criação de um tipo de curso preparatório para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em que o MEC avalia o rendimento, as habilidades e competências na formação dos alunos.

Sobre o Ranking Universitário Folha

O RUF é realizado pela Folha desde 2012 e considera quesitos de pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. A avaliação leva em conta alguns indicadores específicos como volume de publicações científicas produzidas pelas instituições e a opinião de profissionais envolvidos no ensino superior. Para compor os dados foram ouvidos mais de 600 professores universitários que atuam como avaliadores do ensino superior do Ministério da Educação (MEC) e mais de 1.900 profissionais de recursos humanos.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.