Presidente da OAB lamenta declaração contra a Universidade e seus gestores

Declaração não reflete postura da OAB/AMDeclaração não reflete postura da OAB/AMO presidente e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Am manifestaram-se contrários às declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Epitácio Almeida, proferidas contra a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e seus gestores, em especial, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas no último dia 28.

Reitora defende diálogo sem arestas entre Ufam e OAB/AMReitora defende diálogo sem arestas entre Ufam e OAB/AM

Em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, 08, a reitora da Universidade, professora Márcia Perales, e o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, receberam o presidente e o vice-presidente da OAB/AM, Alberto Simonetti Cabral Neto e Marco Aurélio de Lima Choy, respectivamente, para esclarecer o fato ocorrido na Aleam envolvendo um dos membros da Ordem. Os membros da presidência da OAB/AM disseram que não se pronunciaram antes porque estavam em compromissos fora de Manaus e desejavam, primeiramente, se reportar à Universidade.

Para a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, a presença da liderança da OAB/AM demonstra o respeito devido à Universidade Federal do Amazonas e aos seus gestores, os quais foram ofendidos publicamente. “Isso significa muito como significaram as notas de desagravo do CONSEPE, dos advogados da UFAM, do Fórum de reitores da região Norte e da Andifes. E eu quero crer que a OAB, entendendo a gravidade da situação, também vai se manifestar publicamente. Creio que foi uma decisão importante”, comentou a professora. “Institucionalmente é muito importante que o diálogo flua sem arestas em relação à Ufam e à OAB. E eu creio que a vinda do presidente e vice-presidente da Ordem serviu exatamente para isso”, frisou a reitora.

Ordem divulgará nota pública sobre o fatoOrdem divulgará nota pública sobre o fatoO presidente da OAB/AM declarou que o pronunciamento do advogado Epitácio Almeida não reflete a postura da instituição e lamentou o fato. “Tomamos providências internas para que ações como esta não se repitam”, disse Alberto Simonetti ao mencionar que nenhum membro de comissão da OAB/AM poderá se manifestar em nome da Ordem sem autorização prévia da diretoria. “Não concordamos com esse tipo de conduta. A OAB tem uma história de prudência nos seus pronunciamentos. Infelizmente isso aconteceu”, expôs o presidente, o qual revelou que a OAB divulgará nota pública onde apresentará sua posição.

OAB recebe representação contra Epitácio AlmeidaOAB recebe representação contra Epitácio Almeida

Na ocasião, a reitora da Ufam entregou ao presidente da OAB/AM uma representação contra o advogado Epitácio Almeida para ser apreciada pelo Tribunal de Ética e Disciplina da instituição para que o presidente da Comissão de Direitos Humanos responda internamente pelas palavras proferidas.  De acordo com o presidente do órgão, todas as medidas serão adotadas para que o caso seja apurado.