Escola de Enfermagem adere a novo modelo de gestão e empossa equipe de gestoras

Reitora e vice-reitor empossam coordenadoras da EEMReitora e vice-reitor empossam coordenadoras da EEMEm cerimônia realizada na tarde do último dia 4 de setembro, no auditório Paulo de Almeida Machado da Escola de Enfermagem (EEM), as professoras Noeli Toledo e Gilsirene Scantelbury foram empossadas nos cargos de coordenadora Acadêmica e coordenadora de Curso, e a servidora técnico-administrativa Helen Parente no cargo de coordenadora Administrativa da unidade. A reitora, professora Márcia Perales, presidiu a solenidade de posse da equipe feminina ao lado do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, comemorando a adesão da EEM ao modelo de gestão administrativa e acadêmica que já foi implantado em 11 unidades da Ufam.

A professora Márcia Perales destacou que a Universidade é formada, hoje, por mais de 45 mil pessoas, entre alunos de todas as modalidades de ensino e servidores, e que a instituição cumpre uma função social importantíssima nesta região. “Parabenizo as novas gestoras da Escola de Enfermagem da Ufam, e digo que mais do que ser servidas, nós precisamos servir. Para isso, é necessário assumir posição proativa diante dos desafios e buscar alternativas para a construção coletiva e responsável de uma instituição centenária cuja comunidade duplicou nos últimos dez anos e que é referência no que faz”, apontou a reitora.

A coordenadora de Curso dessa equipe é a professora Gilsirene Scantelbury A coordenadora de Curso dessa equipe é a professora Gilsirene Scantelbury

O professor Hedinaldo Lima, ao recepcionar as gestoras, destacou que a adesão ao novo modelo de gestão administrativa e acadêmica, em substituição ao departamental, aproxima os que atuam diretamente na gestão das instâncias deliberativas da Universidade. Isso significa o atendimento eficaz das demandas de ensino, pesquisa e extensão e a rapidez na resolução de questões administrativas, por exemplo.

Professora Noeli Toledo é a coordenadora acadêmicaProfessora Noeli Toledo é a coordenadora acadêmica

A diretora da Escola de Enfermagem, professora Nair Chase, destacou que a adoção teve o auxílio de unidades que já passaram por tal processo, e que isso aponta para o atendimento do currículo integrado e para a formação completa. “Contamos com o apoio das novas gestoras da unidade e de toda a equipe da Escola de Enfermagem para avançar. Sempre podemos melhorar”, comemorou a professora.

Equipe feminina

Estabelecer relação mais próxima entre a administração da EEM e da Ufam e os professores e articular os processos de trabalho na unidade no tocante às atividades de ensino, pesquisa e extensão: esse é o desafio assumido pela professora Noeli Toledo, que assume a Coordenação acadêmica daquela unidade. Há 14 anos no Amazonas e há 10 na Ufam, a professora, dedicada a temas como saúde das populações amazônidas, diz que esta é a segunda vez que assume um cargo de gestão, pois exerceu, desde março de 2014, o cargo de coordenadora de curso. Agora com a coordenação acadêmica da EEM, a palavra de ordem para ela é articulação.

Técnica em Educação Helen Parente assume a coordenação administrativaTécnica em Educação Helen Parente assume a coordenação administrativaA coordenadora de Curso dessa equipe é a professora Gilsirene Scantelbury, formada na EEM em 1992 e professora titular da Universidade desde 1998. Já em 1999 ela assumiu a chefia do departamento de Enfermagem Fundamental, alternando com o cargo de subchefe. Portanto, a professora deverá agregar a experiência às demandas apontadas pela nova estrutura de gestão acadêmica adotada pela unidade. “Já estou familiarizada com as atribuições”, garantiu, ao completar que auxiliará na formação dos alunos e no apoio pedagógico. “Vamos avaliar o Projeto Político Pedagógico, as exigências do mercado e a formação completa do aluno”, disse.

Por sua vez, a servidora Helen Parente, com 17 anos de Ufam, atuou na Escola de Enfermagem na maior parte desse tempo. “As pessoas me conhecem mais do período em que fui secretária do Comitê de Ética da Ufam. Em seguida, fui secretária da Coordenação de Curso da EEM do Departamento de Enfermagem Fundamental”, explicou. Ela atua na administração da unidade em parceria com uma equipe em assuntos relativos à manutenção da estrutura predial, paisagismo, e folhas de frequência e aquisições. “Estamos colocando data shows em todas as salas da unidade e os alunos têm uma sala de informática com 40 máquinas”, exemplificou.