XXXIV Encontro de gestores de pessoal das IFES inicia atividades

Membros da Mesa de Abertura do XXXIV ENDPMembros da Mesa de Abertura do XXXIV ENDPDiscutir temas relevantes na área de gestão de pessoas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) é a proposta do XXXIV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos (ENDP). A abertura oficial do evento ocorreu na noite desta segunda-feira, 1º, e contou com a presença de representantes dos Ministérios da Educação e do Planejamento. O Encontro prossegue na Ufam até quinta-feira, 4, no auditório Eulálio Chaves.

Além da professora Márcia Perales, reitora da Ufam, compuseram a mesa de abertura do ENDP, o reitor substituto do Ifam, professor Antônio Venâncio Castelo Branco, a pró-reitora para Assuntos Comunitários da Ufam, professora Kathya Thomé, a presidente da Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), Adelaide Strapasson, a coordenadora geral de Recursos Humanos de Educação Superior do MEC, Dulce Maria Tristão e o coordenador geral de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor do Ministério do Planejamento, Carlos Cézar Batista.

Evento reúne gestores de pessoal das IFES do paísEvento reúne gestores de pessoal das IFES do paísSegundo a reitora da Federal do Amazonas, o XXXIV ENDP reúne os responsáveis por trabalhar com o que de mais significativo há nas organizações, as pessoas. Professora Márcia Perales destacou a importância das discussões em torno das alterações de leis e normas que regulamentam a atividade produtiva. “Em âmbito nacional, nós estamos cada vez mais centrados na potencialidade de cada servidor para que possamos trabalhar utilizando tempo, recursos e competências, fazendo com que as IFES cheguem o mais próximo possível de sua missão”, declarou a professora. “E discutir isso aqui vai fazer com que tenhamos uma visão atualizada, não digo uma unificada, que possa implementar processos na Ufam nessa direção, valorizando o servidor, não esquecendo que nós temos metas a cumprir”, acrescentou.

Ao recepcionar os participantes, a gestora da Ufam defendeu que a Amazônia deve ser tratada de maneira diferenciada devido às suas particularidades que a distinguem das demais regiões do país.   “A Amazônia é uma região que exige de todos nós um olhar especial não porque somos melhores, mas também não somos piores, mas singulares. Temos características que são nossas”, frisou. “É claro que nós queremos uma Amazônia preservada, mas nós queremos que o povo da Amazônia viva com dignidade”, salientou a professora ao se referir à forma de desenvolvimento a ser adotada para a região.

De acordo com a reitora, um dos maiores desafios das IFES na região Norte diz respeito à titulação de doutores. A região possui mais de quatro mil profissionais titulados, o que representa menos de 10% dos quase 80 mil doutores do Brasil. “Esse é um dos desafios que envolve capacitação, titulação. E nós temos certeza que vocês terão a oportunidade de discutir isso e, quem sabe, sairão novas proposituras para que possamos enfrentar esses desafios que não são só da Ufam, são das instituições públicas federais, especialmente daqueles que trabalham diretamente com a gestão de pessoas”, completou.

Pró-reitora Kathya Thomé diz que meta é o bem servirPró-reitora Kathya Thomé diz que meta é o bem servirPara a pró-reitora da Procomun, professora Kathya Thomé, assim como as demais IFES, a Ufam tem diante de si o desafio de não só de fazer cumprir as prerrogativas legais acerca dos serviços prestados por seus profissionais, mas também o de cultivar o sentimento de pertencimento dos servidores para com a Instituição, de compromisso com o trabalho que executam. “A motivação, o sentimento de pertencimento do servidor com a Universidade, com o seu trabalho, de fazer melhor, do atender bem para que todos nós possamos fazer a condução de um bom serviço, para que sejamos excelência em serviço; esse talvez seja o maior desafio”, revelou a pró-reitora.

O XXXIV ENDP inicia suas atividades na manhã de terça, 2, discutindo o tema “Tempo de serviço especial, análise das ON 15, 16 e 17”, com Vânia Prisca, consultora em Capacitação de Legislação de Pessoal. A programação do evento segue até quinta-feira, 4, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do campus universitário.