Curso de Licenciatura Indígena da Ufam recebe conceito 4 do MEC

Formação de turma da etnia Mura em AutazesFormação de turma da etnia Mura em Autazes

No último dia 19 de agosto, o curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas recebeu o conceito 04 (Muito Bom) na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Trata-se de um dos primeiros cursos em Licenciatura Indígena aprovados com nota 4 na avaliação do MEC, ao lado de cursos similires oferecidos nas universidades federais de Minas Gerais e de Roraima (UFMG e UFRR), com 5 e 4, respectivamente.

A avaliação é resultado da visita à Faculdade de Educação (Faced), nos dias 11 e 12 de agosto, pela equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC). “A direção daquela Unidade está muito feliz com esse resultado e dá os parabéns aos professores, técnicos e alunos do curso”, destacou a professora Selma Baçal.

Professores, alunos, técnicos, bolsistas e eventuais colaboradores das diversas unidades da Ufam compartilham dessa conquista. “O Relatório da Comissão de Avaliação é elogioso ao aspecto pertinente ao trabalho executado de forma interdisciplinar”, ressaltou a diretora da Faced.

Licenciatura Indígena da Ufam

O curso foi inaugurado em maio de 2008. A aprovação da proposta do curso ocorreu em julho de 2005, quando a Faced concorreu ao Edital do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind), lançado pelo Ministério da Educação (MEC).

Naquele momento, a Secretaria de Educação Superior (SESU) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI) puderam atender à histórica demanda das populações indígenas para esse campo de formação, com a realização de ações afirmativas em âmbito nacional.

Nesse espaço de tempo, a Ufam construiu uma estrutura física na Fazenda Experimental para abrigar o curso, incluindo salas de aula, auditório, alojamento e refeitório, o que foi determinante para o sucesso alcançado.

Como funciona o curso

O curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas da FACED é um curso regular/modular com duração de cinco anos, que busca formar, em nível superior, numa perspectiva intercultural e interdisciplinar, professores indígenas para atuar na 2ª etapa do ensino fundamental e no ensino médio, nas escolas indígenas, com habilitação plena nas áreas de Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e Biológicas; Letras e Artes. Atualmente o curso conta com uma turma que atende alunos do povo Mura (Autazes - AM), em funcionamento desde 2008 e uma turma destinada aos alunos do povo Mundurukú/AM-PA, em funcionamento desde março 2011.

O curso formou, em 2013, sua primeira Turma (povo Mura da região de Autazes) e atualmente  possui três turmas em funcionamento: duas iniciadas em 2011, Munduruku e Sateré-Mawé, e uma iniciada em 2013, com povos indígenas do Médio Solimões. Quatro novas turmas estão em processo de discussão e planejamento pela Faced.