Ufam realiza Festival Folclórico nesta sexta (22), às 18h, no Centro de Convivência

Lendas e Mitos Universais é o tema da 11ª edição do Festival Folclórico da Ufam, cujo objetivo é integrar e confraternizar discentes e servidores da Universidade. Este ano, segundo o diretor do Departamento de Apoio ao Estudante (Daest), Daniel Castro, há dois diferenciais. “A primeira novidade é o local - o Centro de Convivência do Setor Norte; a segunda é a apresentação da quadrilha Arrasta dos Servidores”, disse.

Nesta edição, Centros Acadêmicos de 11 cursos participam do Festival com barracas de comidas típicas juninas, dentre os quais Ciências Naturais, Engenharia de Materiais, Enfermagem, Química, Geografia, Zootecnia, Biotecnologia, Biologia e Fisioterapia. Desse total, seis CAs irão realizar apresentações culturais, reis e rainhas, itens que a comissão formada por três professores do Curso de Artes irá avaliar. Serão premiadas com troféus as três melhores performances dos estudantes.

As apresentações dos cursos serão avaliadas nos quesitos BarracaApresentação Cultural e Rei e Rainha. No primeiro item será avaliada a qualidade da ornamentação produzida pelos CAs; a ‘Apresentação Cultural’, que deverá ser composta por 70% de acadêmicos matriculados ma Ufam, terá duração entre cinco e dez minutos e deverá mostrar a habilidade dos brincantes ao apresentar sua lenda ou seu mito; no quesito ‘Rei e Rainha’ serão avaliados traje típico, desenvoltura e simpatia. O resultado será divulgado após a apresentação da ‘Cabacinhos na Roça’.

“Além disso, os discentes irão apresentar a quadrilha ‘Cabacinhos na Roça’, que encerra a noite”, comemorou Nazaré Picanço, que é servidora do Daest e membro da equipe de coordenação do Festival. Para o diretor do Daest, Daniel Castro, esta é a oportunidade para docentes, discentes e técnico-administrativos da Ufam prestigiarem uma festa oferecida a toda a comunidade acadêmica. “O Festival é nosso, e a presença de todos é importante para Ufam”, finalizou.

18h as 18h50 - Visitação dos jurados às barracas;

19h as - Abertura do Evento;

19h15 - Composição da mesa pelos jurados;

- Quadrilha Arrasta pé dos Servidores;

- Apresentações Culturais pelos Centros Acadêmicos;

- Desfile de Rei e Rainha;

- Apresentação da quadrilha Cabacinhos na Roça;

- Divulgação do Resultado;

- Premiação: Troféus aos Centros Acadêmicos, até o terceiro lugar.

Festival Folclórico da Ufam já é tradição

O festival, que já ocorre há uma década, é resultado da parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun) e os Centros Acadêmicos da Ufam, e visa a integrar a comunidade universitária através da divulgação de temas de interesse cultural.