Biblioteca Central lança Nada Consta Online e da Ficha Catalográfica Online no dia 25/8

Em reunião com coordenadores de unidades e de cursos, serão apresentadas duas novidades que facilitarão a vida dos estudantes da Ufam: nada consta online e ficha catalográfica online. O lançamento das ferramentas ocorre no dia 25 de agosto, às 15h, no auditório da Faculdade de Direito (FD). O impacto positivo sobre a dinâmica da atividade administrativa e o investimento na autonomia do estudante são as principais vantagens.

“O emprego de serviços online pelas bibliotecas universitárias é uma exigência do século XXI para atender de forma cada vez mais dinâmica os usuários de todos os serviços por elas oferecidos. A Ufam está avançando nesse caminho”, comemora a diretora da BC, professora Célia Simonetti. Para ela, a inserção de novas estratégias e processos atualizados possibilita o alcance da missão do Sistema de Bibliotecas e oferece respostas às expectativas dos usuários.

Nada Consta Online no Portal do Aluno

O nada consta é um documento solicitado por estudantes de graduação e pós, inclusive como requisito para a emissão do diploma, mas também é obrigatório para servidores com cadastro nas bibliotecas e que estejam em processo de exoneração ou aposentadoria. Atualmente, o documento é solicitado na sede da Biblioteca Central (BC), localizada ao lado da Faculdade de Odontologia (FO), com cerca de 30 solicitações por dia e no fim do semestre pelos formandos.

“O nada consta online é a ferramenta para aperfeiçoar a oferta desse serviço pela Biblioteca Central da Ufam”, enfatiza a professora Célia Simonetti. Além da racionalização das atividades do responsável pelo serviço, cria-se uma facilidade para o aluno ter acesso ao documento, pois ele será emitido diretamente pelo portal do aluno. A professora esclarece que o nada consta pode ser emitido por aluno regular, que precisa comprovar a regularidade com a biblioteca, e pelo finalista, como exigência para a colação de grau.

A implantação, nesse primeiro momento, é direcionada aos alunos da graduação, que terão acesso ao serviço pelo Portal do Aluno, em maior número. “O desafio agora é estender o nada consta online para alunos de pós-graduação e servidores”, esclareceu a diretora da BC, que apresentará outra novidade durante a reunião: a ficha catalográfica online. O sistema foi desenvolvido para estudantes da pós-graduação (Trabalhos de Especialização, dissertações e teses), mas também para finalistas da graduação (TCCs e Monografias).

Biblioteca Central terá link para criação de Ficha Catalográfica Online

Hoje, quem utiliza esse serviço é apenas o aluno da pós-graduação, conforme legislação da Biblioteca Central (Ordem de Serviços BC 002/2013), e o ‘Sistema de Bibliotecas’ faz somente as fichas de teses e dissertações. “Para que o aluno tenha a ficha constituída pelo sistema online, o programa de pós-graduação ou o curso de graduação devem constar no SIE [Sistema de Informações para o Ensino], sendo, portanto, exclusivo para alunos da Ufam”, explica a professora, ao informar que são solicitadas, em média, dez fichas catalográficas diariamente.

As solicitações podem ser feitas, hoje, pelo e-mail da BC ou pessoalmente, na Divisão de Documentação daquele órgão suplementar. Com a mudança, os alunos farão a ficha em tempo real através do sistema, o que significa economia de tempo e celeridade no processo.  Para fazer a ficha catalográfica online, o finalista terá de acessar o site da Biblioteca Central ou do seu Programa de Pós-Graduação e, através de um link, o sistema daquele serviço.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (memorando Circular nº 18-2014.pdf)Memorando circular[ ]237 kB