Estudantes que farão o Enade em 2014 podem conferir os dados até 21 de agosto

Este ano, participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) alunos de 62 cursos da Ufam, entre bacharelados, licenciaturas e educação a distância (EaD) da capital e do interior (confira na lista anexa). A conferência dos dados está disponível até o próximo dia 21, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (página do Enade). Este ano, o finalista que não responder o Questionário do Estudante, disponível no Sistema Enade, ficará irregular.

O estudante deve conferir os dados e, se achar necessário, pedir que sejam retificados na coordenação do curso. A consulta pode ser realizada por CPF, nome do aluno ou curso. A lista de cursos avaliados em 2014 consta da Portaria Normativa nº 8, de 14 de março de 2014.

Os inscritos devem ler o manual do Enade para esclarecer todas as dúvidas sobre a prova. As provas serão aplicadas em 23 de novembro, às 13h (horário de Brasília).

Quem faz a prova em 2014?

• Estudantes dos cursos de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2015;
  • Estudantes de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição;
  • Estudantes de cursos superiores de tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial, com expectativa de conclusão até dezembro próximo, e que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Aliado aos processos de Avaliação de Cursos e de Avaliação Institucional, o Enade constitui-se importante instrumento de aferição e de promoção da qualidade para os cursos de graduação e para as políticas de educação superior do País.

A prova avalia os participantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de seus respectivos cursos de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. A prova é critério obrigatório para os selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Fonte: portal do Inep.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Lista de cursos_Enade 2014.pdf)Lista de cursos_Enade2014[ ]233 kB