HUGV e SUSAM passam a realizar cirurgias noturnas

Rubem Alves Jr., diretor do HUGVRubem Alves Jr., diretor do HUGVO Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) deu início à realização de cirurgias noturnas nesta segunda-feira, 11. Com a iniciativa, a Unidade Médica espera operar mais de 700 pacientes nos próximos quatro meses. A ação resulta da parceria entre Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM).

O novo serviço oferecido pelo HUGV é um projeto-piloto com duração de quatro meses que propõe a realização de cirurgias no turno da noite e aos sábados aumentando a parcela da população atendida. De 350 operações mensais, em média, o HUGV passará a realizar 530, um acréscimo de 180 pessoas beneficiadas no mesmo período. Ao final do projeto, serão 720 pacientes submetidos ao procedimento.

Uma das cinco máquinas de hemodiálise do HUGVUma das cinco máquinas de hemodiálise do HUGVDe acordo com o diretor da Unidade Hospitalar, doutor Rubem Alves Júnior, a primeira noite de atendimento do Hospital transcorreu dentro das expectativas. “As equipes médicas estão se ambientalizando ao hospital; uma cirurgia foi suspensa, mas tentaremos realizá-la na noite de hoje”, disse o diretor ao mencionar a média de procedimentos por semana: cinco por noite e 10 aos sábados.

Ainda segundo o diretor, no novo horário serão realizadas cirurgias de vesícula e hérnias que são as maiores demandas. “São pacientes que têm uma recuperação rápida, que podem ter um tratamento diferenciado. O tempo de permanência no hospital é curto”, informa.

A experiência servirá como base para que o serviço seja oferecido permanentemente no novo Hospital Universitário Getúlio Vargas. “A ideia é que no novo Hospital as cirurgias sejam realizadas todos os dias inclusive aos domingos”, revelou.

Novas Máquinas de Hemodiálise

Raul Ferreira, gerente de Atenção à Saúde do HUGVRaul Ferreira, gerente de Atenção à Saúde do HUGV

Além das cirurgias noturnas, o HUGV está otimizando também o atendimento aos pacientes com insuficiência renal. Recentemente, o Hospital adquiriu cinco novas máquinas de hemodiálise que permitirá ao HU aumentar em mais de 50% o número de pessoas atendidas. “Nós vamos passar de um contingente de 22 pacientes para 48, ampliando o atendimento e reduzindo a lista de espera”, declarou o gerente de Atenção à Saúde, doutor Raul Ferreira.

Fernando Oliveira é paciente renal do HUGV há três anos. Todas as terças, quintas e sábados ele precisa fazer hemodiálise. Para ele, os novos equipamentos se traduzem em segurança para a saúde. “Nós precisamos dessas máquinas para ter saúde”, afirma.