2019 candidatos concorrem a 546 para 32 cursos

Unidade da Ufam em ItacoatiaraUnidade da Ufam em Itacoatiara

As provas do Processo Seletivo Macro Verão serão aplicadas nos dias 10 e 11 de agosto. 2019 inscritos concorrem as 546 vagas ofertadas para 32 cursos ministrados nas unidades acadêmicas do interior do Amazonas. Os classificados iniciarão as atividades acadêmicas no segundo período de 2014, com início previsto para seis de outubro. Desde 2010, quando os primeiros estudantes concluíram seus cursos, a Ufam já formou aproximadamente dois mil novos profissionais no Estado do Amazonas.

De acordo com a diretora-presidente da Comissão Permanente de Concursos (Comvest), professora Ana Galotta, os candidatos realizarão as provas nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins, nos quais a Ufam possui unidade permanente.

Professor Nelson Noronha, pró-reitor da ProegProfessor Nelson Noronha, pró-reitor da Proeg

A diretora alerta quanto à atenção ao horário de realização das provas. “Os candidatos devem observar que as provas do primeiro dia serão aplicadas das 8h às 13h e as do segundo, das 8h às 12h, horário de Manaus. Isso vale principalmente para os inscritos que realizarão as provas em Benjamin Constant que tem uma hora a menos que a capital,” informa. “O candidato deve portar documento de identificação com foto e caneta esferográfica preta,” acrescenta a professora.

Para o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação (Proeg), professor Nelson Noronha, a Ufam realiza o PSMV com o intuito de preencher as vagas remanescentes do Processo Seletivo Contínuo (PSC) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos campi do interior do estado. “A Ufam implantou as unidades acadêmicas nos municípios do interior para facilitar aos estudantes do Amazonas o acesso à educação superior, sem que o estudante precise se deslocar para a capital. E o PSMV é mais uma oportunidade para quem deseja cursar o ensino superior de alta qualidade com compromisso social”, destaca o pró-reitor.

Lílian Lima cursou Antropologia em Benjamin ConstantLílian Lima cursou Antropologia em Benjamin ConstantLílian Lima participou da primeira edição do PSMV em 2006, concorrendo a uma das vagas para o curso de Antropologia, ofertado em Benjamin Constant e está entre os quase dois mil profissionais formados pela Ufam nas unidades do interior. “O curso foi surpreendente porque é outra realidade, eu pude conviver mais perto com populações indígenas e estudar com pessoas de outras culturas. E a Antropologia oferece novas leituras, outra forma de enxergar o mundo”, comenta a aluna finalista do mestrado em Antropologia Social também oferecido pela Ufam.

Unidade da Ufam em Benjamin ConstantUnidade da Ufam em Benjamin Constant

As Provas do PSMV

No domingo, os candidatos responderão às questões de Línguas Portuguesa e Estrangeira, Literatura Brasileira, Matemática e História. Já na segunda, os vestibulandos terão os conhecimentos testados em Geografia, Biologia, Física e Química. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 02 de setembro de 2014, por meio de lista nominal e estará disponível no endereço www.comvest.ufam.edu.br

Matrícula Institucional

Os aprovados no PSMV realizarão a matrícula na unidade da Ufam onde o curso é ministrado em data a ser divulgada pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio de edital específico.