Reitora da Ufam recebe Ordem do Mérito Judiciário do TRT 11 no dia 15 de agosto

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11) concedeu à reitora da Ufam, professora Márcia Perales, a Ordem do Mérito Judiciário no grau de Comendador*, que será entregue no dia 15 de agosto, às 18h, do Teatro Amazonas. A homenagem é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pela professora Márcia Perales e pela equipe de gestão da Ufam à sociedade amazonense na defesa do Direito e da Justiça.

“Acredito que a condução coletiva, transparente e responsável tem sido frequente nas decisões colegiadas de nossa Instituição, desde os núcleos mais restritos até os seus Conselhos Superiores”, destacou a reitora, acrescentando que as Políticas Institucionais aprovadas e em fase de implantação exemplificam o fato de Ufam ser uma Instituição Pública que prioriza, dentre outros, temas, a interiorização, a democratização do acesso ao Ensino Superior e a capacitação permanente dos servidores. Com essas ações, que se desdobram em práticas estratégicas cotidianas, as quais beneficiam toda a sociedade amazonense.

Valorização da comunidade acadêmica e resultados para a sociedade

Ao apresentar alguns números que revelam o investimento da Ufam no interior, a reitora destacou que, apenas nas cinco unidades acadêmicas do interior trabalham mais de 500 servidores. “Eles assumiram, junto com a administração superior da Universidade, o desafio de gerir cerca de 40 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, que beneficiam aproximadamente dez mil estudantes em Itacoatiara, Parintins, Benjamin Constant, Humaitá e Coari”, revelou a professora, que, mais uma vez, apontou a interiorização, a democratização do acesso ao Ensino Superior e a capacitação permanente dos servidores como “políticas institucionais que fazem a diferença”.

A homenageada enfatizou a missão que é exercida pela Ufam como Instituição Pública Federal de Ensino Superior, no sentido tanto de formar novos recursos humanos quanto de articular essa formação ao exercício da cidadania. “Não se pode, jamais, relativizar a importância da formação cidadã para o desenvolvimento regional e nacional. Essa correlação é, sem dúvida, uma indutora de desenvolvimento, de conhecimento”, apontou a professora. Diante dessa missão, a Ufam poderá contribuir ainda mais para a solução dos problemas que emergem na sociedade, sobretudo na sociedade amazônica, atuando como parceira das esferas municipal e estadual, constitucionalmente detentoras dessa prerrogativa.

Sobre a medalha da Ordem do Mérito Judiciário

A Ordem do Mérito Judiciário foi criada pela Resolução nº 138/2004 e é o maior reconhecimento da Justiça Trabalhista a personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade em favor do Direito e da Justiça. A medalha é constituída de seis graus hierárquicos: grão-colar, grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro.

*Comendador: refere-se ao nome do título honorífico.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (CONVITE.jpg)Convite[ ]1013 kB