Reitora da UFAM recebe Deputado Federal Pauderney para tratar da Lei de Informática

A reitora da Ufam, professora Márcia Perales e o vice-reitor, Hedinaldo Lima, receberam o deputado federal Pauderney Avelino e a vereadora eleita Therezinha Ruiz. O encontro versou sobre patentes, lei de Informática, vestibular, interiorização do ensino e cooperação entre Câmara Federal, Polo Industrial de Manaus e a Ufam.

Além da reitora e pró-reitor, estavam presentes na reunião, professor Ruiter Braga, Altigram Soares, Raimundo Barreto, Edleno Moura, do Instituto de Computação, professor Spartaco Astolfo Filho, do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM) e professora Socorro Chaves, da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec).

Para iniciar a visita oficial, foram apresentados ao deputado e à vereadora eleita, números e informações relativas à universidade, na capital e no interior, que contabilizam, atualmente, uma comunidade de 35 mil pessoas. Além de Manaus, os campi estão presentes em Parintins, Coari, Humaitá, Benjamin Constant e Itacoatiara.

O processo de interiorização iniciou-se no ano de 2005. De 2009 a 2012, já foram construídos 40 mil metros quadrados. O crescimento pujante é representado pelos valores injetados no Amazonas ano após ano. Em 2012, foram investidos R$ 338 milhões. Já em 2013, estão previstos R$ 390 milhões.

Com 20 unidades acadêmicas e 117 cursos de graduação, o deputado federal sugeriu a inclusão do curso de engenharia de pesca no polo de Benjamin Constant. “A proximidade com a fronteira com Peru e outros limites, onde existe tráfico intenso de drogas é um perigo para os jovens. Já que a demanda de pesca ali é grande, poderíamos investir no setor pesqueiro”, disse. A proposta passará por análise.

A estruturação da Ufam para garantir o registro de patentes também pode ser sentida com a criação de uma Pró-reitoria de Inovação Tecnológica, que garantiu, no período de 2009 a 2012, a retomada e controle sobre 50 patentes.

O assunto abriu, inclusive, precedente para se discutir a lei de Informática, que compromete o potencial da Ufam em investir em desenvolvimento tecnológico, uma vez que os 5% da renda bruta das indústrias de equipamentos para TV Digital e de componentes eletrônicos semicondutores não estão sendo liberados.

“São R$ 400 milhões que se perdem. As empresas têm de dar este retorno às instituições, de onde vêm a grande parcela da sua mão de obra”, frisou Pauderney.

Em suas considerações ao longo do encontro, a reitora reconheceu a visita do deputado como sendo de grande valia. “Avelino é egresso da Ufam e nós nos sentimos honrados em ver que, agora, como legislador, ele quer unir forças para fazer da universidade uma instituição ainda mais forte”, salientou a reitora.

Ela ratificou, no entanto, que, mesmo sem todos os recursos para execução de projetos tecnológicos, a Ufam continuou com sua política de investimentos em formação de qualidade de mão de obra, mestres e doutores. “Tivemos bastantes experiências bem sucedidas e premiadas. Não podemos perder o foco de que a formação de bons profissionais é o início de tudo”, afirmou Márcia Perales.