Professora Márcia Perales faz parte da diretoria da Andifes eleita em 1º de agosto

Ao centro, professores Márcia Perales e Targino de Araújo FilhoAo centro, professores Márcia Perales e Targino de Araújo FilhoA nova gestão ficará à frente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) durante o próximo ano. A reitora da Ufam, professora Márcia Perales, exercerá o cargo de segunda vice-presidente da nova diretoria, o que revela a projeção da Ufam e de toda a região Norte no cenário nacional do Ensino Superior Federal.

A eleição da nova diretoria da Andifes ocorreu durante a CXXXIII reunião ordinária do Conselho Pleno da entidade, realizada em Fortaleza. O encontro teve como tema central “O Plano Nacional de Educação (PNE)”.

Segundo a reitora, a Universidade foi o destaque durante os pronunciamentos dos demais membros da Andifes. “Foi ressaltado que a Ufam tem todas as condições, pelo espaço e credibilidade que conquistou na região e no Brasil, de defender com competência os interesses da Região Amazônica, respeitando aos interesses do conjunto de Instituições Públicas Federais de Ensino Superior”, informou a reitora.

Professora Márcia assume o cargo com o compromisso de atuar em nome das Universidades Federais da região Norte. Conforme a integrante da nova diretoria da Andifes, o combate às diferenças regionais estará continuamente na mesa de discussões da entidade. “O tema ‘assimetria regional’ deve ser constante nos debates e demandas ao Governo Federal, uma vez que há necessidade de se intensificar, e também criar, políticas públicas direcionadas a uma redução significativa das assimetrias”, disse. “Nesta direção, o Fórum de Reitores da Região Norte, instituído em 2009, na Ufam, tem também um papel estratégico em relação aos interesses e demandas das IFES da Região Norte, razão pela qual trabalharemos juntos”, completou.

Foto de Jr. PanelaFoto de Jr. PanelaDe acordo com professora Márcia Perales, a principal meta da nova diretoria da Andifes é atuar com base no documento intitulado “Uma Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais”, entregue à presidente Dilma Russef em maio passado, cujo conteúdo possui seis dimensões: desenvolvimento nacional; desenvolvimento regional; inovação tecnológica; internacionalização; formação de professores; e educação à distância. “Trata-se de desafios pontuados preliminarmente que devem tanto assegurar as repactuações acordadas, como reiterar os princípios democráticos, inclusivos e de qualidade, tendo também como base o Plano Nacional de Educação, o Plano de Desenvolvimento Institucional de cada Universidade e o Plano Nacional de Pós-Graduação”, explicou.

Além da professora Márcia Perales, como 2ª vice-presidente, compõem a nova diretoria da Andifes 2014/2015, os reitores Targino de Araújo Filho, reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), como presidente; Zaki Abel Sobrinho (UFPA) como 1º vice-presidente; Natalino Salgado Filho (UFMA) e Orlando Afonso Valle do Amaral (UFGO) como suplentes dos vice-presidentes.