Equipe transdisciplinar discute Política de Gestão de Resíduos para a Ufam

Para elaborar, implantar e consolidar a Gestão de Resíduos da Universidade, que está instituída como um dos objetivos da Política Ambiental da Ufam, foi dado o primeiro passo em reunião ocorrida nesta quarta-feira (30), no Centro de Ciências do Ambiente (CCA). A professora Karime Bentes, do Departamento de Química, conduziu o encontro, apresentando propostas que já estão em andamento e recebendo sugestões de professores que têm vivência e desenvolvem projetos na área de gestão e descarte adequado de resíduos.

A professora Karime Bentes ressaltou que o CCA deve ser o lugar de referência para serem discutidas, implantadas e acompanhadas as vertentes da Política Ambiental. Dentre os participantes, estavam a professora Maria de Nazaré Alves, do Departamento de Engenharia Civil, a professora Satomi Chaar, do Departamento de Engenharia de Materiais, o professor Renato de Souza, do Departamento de Química, o professor Takeshi Matsuura, do Instituto de Ciências Biológicas, e a professora Fernanda Guilhon, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Eles foram chamados contribuir para a formulação do projeto que, depois, será institucionalizado.

A partir desse primeiro encontro, serão formados grupos transdisciplinares responsáveis por determinados tipos de resíduos, revelou a professora Tereza Cristina de Oliveira, que atualmente desenvolve o manual de gerenciamento de resíduos sólidos e um conjunto de avisos para os laboratórios de Química. “A ideia é uniformizar e criar normas gerais de conduta e informação para todos que lidam com esses materiais”, esclareceu a professora, enfatizando a vertente da divulgação das atividades desenvolvidas pelo grupo.

Sob outro prisma trabalha o professor Takeshi Matsuura, do ICB. Ele é parceiro da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun) no oferecimento de cursos de capacitação para técnicos e professores de laboratórios em Manaus e nas unidades do interior. “O curso de manipulação e gerenciamento de resíduos sólidos perigosos para servidores, que possui quatro módulos, faz parte do Plano Anual de Capacitação da Ufam e já está previsto no calendário de 2014”, garantiu o professor. Uma nova ideia é formar os professores para que eles se tornem, em seguida, agentes multiplicadores em suas unidades.

Ampliação e relação com os objetivos institucionais

As professoras Larissa Wiedemann e Karime Bentes atuaram em parceria com a professora Tereza Cristina de Oliveira no projeto de extensão sobre resíduos produzidos pelos laboratórios de Química. “O projeto está sendo desenvolvido desde 2011 como PIBEX, e por meio deles passaram a dar uma atenção especial ao Departamento de Química em termos de manipulação e destinação adequada aos resíduos produzidos lá”, esclareceu Tereza Cristina. Já havia um projeto de inventário desses resíduos e, como resultado do trabalho realizado nesse setor, criou-se a Comissão de Produtos e Resíduos Químicos daquele departamento.

De uma demanda setorial, foi observada uma necessidade geral para que toda a Ufam alcance efetividade na “destinação adequada a efluentes sanitários, resíduos líquidos e sólidos das unidades acadêmicas e administrativas”. Esse é o texto do inciso IX dos objetivos da Política Ambiental da Ufam, instituída em 2012 e lançada em junho de 2014. A efetivação da política de resíduos, em Manaus e no interior, atende também ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, no intuito de padronizar procedimentos relativos a manipulação, descarte e coleta de todo esse material. Deve haver consonância com a Lei 12.305, de 2010, a qual instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

No CCA, a Divisão de Gestão Ambiental será responsável por assegurar a política ambiental da Ufam e da conservação dos recursos naturais em todos os campi, registrar e controlar produtos químicos controlados pela Polícia Federal (PF) e pelo Exército, assessorar a Administração Superior na execução do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA) e aprovar a direção e organização de núcleos temáticos no Centro. Além disso, essa divisão deve organizar equipes multidisciplinares para a elaboração da Política de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) e da Política de Gestão Ambiental (PGA), de modo geral. Para cumprir tais objetivos, o CCA terá o apoio da Administração Superior da Ufam, que tem todo o interesse em que a Universidade avance nesse segmento.

Além de regular o manuseio e a destinação adequada de resíduos perigosos, a política a ser implantada irá cuidar também do descarte coreto de resíduos sólidos comuns, como papel, papelão e plástico, por exemplo. “Será necessário, após a consolidação da política, firmar parceria com associações de catadores, a fim de que eles venham e façam a coleta nas unidades da Ufam”, ressaltou a professora Karime Bentes, acrescentando que será realizado, ainda, o descarte correto de pilhas e baterias, entre outros materiais.