Semana discute influência de Shakespeare em diversas temáticas

O clássico autor inglês que influenciou diversas manifestações artísticas desde o século XVI comemora seus 450 anos. Para comemorar um dos maiores dramaturgos do cânone ocidental, o Departamento de Língua e Literatura Estrangeira iniciou a terceira edição da Semana Shakespeare nesta segunda (28).

Traçando um paralelo entre o passado e o presente, a Semana de Shakespeare busca contextualizar o autor em diferentes áreas de conhecimento como política, sociologia e história, que por sua vez enriquecem o debate em torno de temas levantados a partir das releituras ou de adaptações das obras do autor. Durante sua palestra “Lendo Shakespeare ontem e hoje”, o professor e também coordenador do evento Lajosy Silva falou sobre questões de gênero, estereótipos e feminismo em “A megera domada”, questões que em outras décadas poderiam ser vistas como mercantilismo do casamento e a idealização do amor.

Contudo, Shakespeare não se limitou ao Ocidente. Para apresentar as circunstâncias e em que momento a literatura do dramaturgo inglês chegou às terras nipônicas, os professores Ernesto Atsushi Sambuichi e Cristina Rosoga Samuichi apresentam “Shakespeare e Japão: tradução cultural e a animação ‘Zetsuen no Tempest’”. Através da animação, popularmente conhecida como “anime”, observa-se a consolidação da influência do autor na cultura japonesa que faz referências à obra “Tempestade”.   “Uma dificuldade na tradução inglês-japonês é entender as nuances da língua, assim a compreensão se torna mais trabalhoso também pela contextualização do tempo-espaço”, comenta o professor Ernesto.

O evento é coordenado pelo professor Lajosy Silva em parceria com alunos do 7° período do curso de Língua Inglesa. “ A participação dos alunos é um convite. Eles são motivados, conhecem e aprendem mais sobre o autor, veem a riqueza da literatura de Shakespeare. Não por acaso ele está na música, no cinema, nos quadrinhos, no desenho animado, várias manifestações de Shakespeare. Tentamos localizar no século XVII, mas continua atual”, pontua.

A III Semana de Shakespeare segue até quarta-feira (30) apresentando e discutindo temas atuais a partir das obras do autor, também haverá intervenção artística do Grupo de Teatro da Ufam – Tufam.