Júlio Torres recebe título de professor emérito da Ufam

Reconhecer a dedicação ao ensino, pesquisa e extensão na Faculdade de Medicina da Ufam e as contribuições do professor Júlio Rufino Torres foi a principal motivação da homenagem prestada na última sexta (25), no auditório Doutor Zerbini, onde o Conselho Universitário concedeu o título de Professor Emérito ao admirado médico e professor.

A Ufam concedeu o título de Professor Emérito a Júlio Torres, médico e professor da Faculdade de Medicina. É a maior homenagem dada pela Academia a professores cujo exercício profissional possua reconhecido destaque pela relevância do serviço prestado.

Para a professora Márcia Perales, reitora e presidente do Consuni, receber um título do conselho máximo da instituição de professor emérito é uma honra: “Pois são poucas vezes que fizemos isso. O Conselho é muito criterioso no momento de avaliar, deliberar, indicar um professor. Ele faz isso depois de uma análise aprofundada. É motivo de orgulho, fruto do reconhecimento público. É muito importante para Ufam os quase trinta anos que ele permaneceu conosco”, ressalta a professora.

A mesa de honra foi composta pela professora Márcia Perales, professor Hedinaldo Narciso Lima (vice-reitor da Universidade), professor Dirceu Benedicto Ferreira (diretor da Faculdade de Medicina), professor Rubem Alves Júnior (superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas) e Carlos Vital Lima (vice-presidente do Conselho Federal de Medicina). O membros do Conselho Universitário, professores, alunos, amigos e familiares acompanharam a emocionada saudação ao professor Júlio Torres feita pelo professor Edson Andrade.

“A trajetória de Júlio Torres como professor e médico no Amazonas não deixa dúvidas de que é merecedor dessa homenagem. Ortopedista ímpar, além de ensinar, também cuidou de alguns alunos que hoje são professores da Faculdade de Medicina. Se hoje temos bons profissionais sendo formados, a contribuição do professor Júlio, com certeza, faz parte disso”, comenta o professor Dirceu.

Histórico

Júlio Rufino Torres iniciou a carreira docente na Ufam em 1969, como professor de Clínica Cirúrgica da, então, Faculdade de Ciências da Saúde. O ortopedista exerceu diversas funções importantes dentro da Universidade, como a chefia do Departamento de Medicina Especializada da FCS (1980-1984). Foi tambémresponsável pelo Serviço de Ortopedia do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) durante 3 anos e dois meses (1985-1988). Por duas vezes, doutor Júlio Torres ocupou o cargo de diretor do HUGV, de 1988 a 1990 e de 1997 a 1998, quando encerrou a carreira acadêmica.

“Nada fiz além da minha obrigação, pois entendia como ainda hoje entendo que a obrigação profissional do Médico é, e sempre foi ao longo da história do mundo, dedicar-se totalmente à recuperação da saúde de seus pacientes. Como professor de Medicina me senti na profunda obrigação de transmitir esta visão para meus alunos” comenta o homenageado.

Além dessas funções, o médico também foi um dos responsáveis pela criação da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (UNI-SOL) em 1998; assumiu a liderança do Conselho Regional de Medicina do Amazonas de 2003 a 2008 e é Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Medicina, onde integra a Câmara Técnica de Urgência e Emergência.