Reitora da Ufam participa de maior evento sobre Educação Superior do mundo

"Queremos discutir a educação para a cidadania", diz reitora"Queremos discutir a educação para a cidadania", diz reitoraProfessora Márcia Perales estará entre os mais de 1.100 reitores que participarão dos debates sobre “A Universidade do Século XXI: uma reflexão da Ibero-américa” durante o III Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado nos dias 27, 28 e 29 de julho no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela maior rede de universidades do mundo, a Universia, que congrega 1.262 instituições de mais de 20 países.

Para a reitora da Ufam, a importância do III Encontro reside na discussão ampla sobre o papel da educação na formação de cidadãos. “O que nós queremos discutir fortemente é a educação no mundo, a educação para a inclusão, que qualifique e contribua para a cidadania, que capacite as pessoas para poderem ter um bom nível de vida”, ressaltou a professora ao destacar a participação de pesquisadores e representantes da sociedade civil organizada.

Segundo a gestora, a Ufam terá participação em algumas mesas de discussões de temas específicos, expondo relatos sobre como oferecer formação superior pública de qualidade no contexto da realidade amazônica.  “A Ufam vai ter a oportunidade de participar da discussão que envolve estruturas do ensino superior, onde nós iremos apresentar a nossa experiência, como nos estruturamos administrativamente”, revelou a professora.

Segundo a professora, debate é importante, mas precisa se traduzir em medidas práticasSegundo a professora, debate é importante, mas precisa se traduzir em medidas práticasAinda segundo a professora, o Encontro é importante pela troca de ideias que ele propicia em nível internacional, mas que precisa se traduzir em medidas práticas que efetivamente contribuam para a melhoria de vida das pessoas. “No caso da Ufam, a principal questão a ser considerada é como desenvolver a Amazônia, sem destruí-la. Eles precisam pensar na Amazônia, que tem de ser preservada, sem esquecer que existem pessoas aqui, gente da Amazônia, que utiliza exatamente essa biodiversidade, que são os grandes rios e o que tem na floresta, para sobreviver,” completou.

Sobre o III Encontro Universia

A programação do III Encontro Internacional de Reitores Universia incluirá a recepção aos participantes no dia 27. A abertura oficial e debates sobre temas como “A Universidade de Hoje”, “Qualidade e Renovação no Ensino” e “Universidade e Entorno Social” na segunda-feira, 28. E a continuação dos debates, na terça, 28, acerca de temáticas como “Organização, governo e financiamento”; “Internacionalização” e “A Universidade e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s)”, além da cerimônia de encerramento.

A primeira edição do Encontro de Reitores ocorreu em Sevilha (Espanha), em 2005, e contou com a presença de 500 reitores. Em 2010, em Guadalajara (México), o II Encontro Internacional de Reitores Universia foi realizado com 900 reitores participantes.