Cine Tarumã faz última exibição da mostra `Fim do Mundo´ nesta sexta-feira, 1º de agosto

O tema do fim do mundo, da extinção do planeta Terra, do extermínio da raça humana sempre foi uma questão pertinente na história da humanidade. Aliás, mais instigante que saber como se deu a criação dos seres humanos é saber a Terra e seus habitantes desaparecerão algum dia. O cinema vem apresentando variações do tema ao longo de sua própria existência, alguns filmes mais fantasiosos que outros, alguns prevendo catástrofes que serão, ao final, não definitivas, com a pseudo-solução dos conflitos por governos ditos avançados tecnologicamente. Outros preveem a presença de alienígenas pouco amistosos como os causadores das catástrofes. O Cine & Vídeo Tarumã selecionou filmes com essas particularidades, mas que têm em comum o extermínio total do planeta. São eles: Melancolia, de Lars Von Trier, 4:44 - O Fim do Mundo, de Abel Ferrara,e Presságio, de Alex Proyas.

Na segunda-feira (28) será exibido o filme do controvertido diretor dinamarquês Lars Von Trier, Melancolia. O filme está dividido em dois momentos. O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem a celebração do casamento de Justine e Michael (Alexander Skarsgard) serve como desculpa para aproximá-las. A festa é suntuosa na casa de Claire e John (Kiefer Sutherland), mas tudo se revela artificial e logo depois da cerimônia Justine começa a ficar melancólica e deprimida. No segundo momento, a preocupação é outra. O planeta Melancolia se aproxima cada vez mais da Terra e, segundo cientistas, irá se chocar com este planeta. Claire está apavorada com a possibilidade e Justine está conformada, calma, resignada. O filme ganhou mais de 30 prêmios e outras 50 indicações.

Dia 30, quarta feira, o filme a ser apresentado é 4:44 – O Fim do Mundo, de Abel Ferrara. Em Nova York, num apartamento, Cisco (Willem Dafoe), um ator de meia idade, e Skye (Shanyn Leigh), uma jovem artista plástica, são um apaixonado casal com vários projetos pela frente. Hoje vivem o penúltimo dia das suas vidas, pois às 4:44h da próxima madrugada todo o planeta Terra vai entrar em colapso. O que eles - e os outros seres humanos - estão à espera durante as próximas horas é a extinção total da vida no planeta. Com o peso dessa informação e conscientes de que nada se pode fazer para evitar, terão de viver o pouco tempo que lhes resta e encontrar uma maneira de lidar com o significado de tudo isso...

Na sexta feira, 1º de agosto, será exibido o filme Presságio, de Alex Proyas. Em 1959, um grupo de alunos faz alguns desenhos sobre como imaginam que será o futuro. Eles serão guardados em uma cápsula do tempo, que apenas será aberta dali a 50 anos. Um deles, feito por uma garota, traz uma série de números aleatórios, que ela alega terem sido ditos por alguém que não vê. 2009. Meio século depois a cápsula é aberta e este desenho chega às mãos de Caleb Koestler (Chandler Canterbury). O pai dele, o professor de astrofísica John Koestler (Nicolas Cage), percebe que se trata de uma mensagem codificada que prediz as datas e os números de mortos de cada uma das grandes tragédias ocorridas nos últimos 50 anos. John passa a investigar melhor o desenho e descobre que ele prevê mais três catástrofes ainda não ocorridas.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.