Parceria entre Departamento de Apoio ao Servidor e Secretaria Municipal de Saúde imuniza mais de 150 pessoas contra a Hepatite B na Ufam

Mais de 150 pessoas da comunidade acadêmica da Ufam e moradores das proximidades realizaram gratuitamente o teste rápido de Hepatite B no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), localizado no setor Sul do campus universitário de Manaus na manhã desta quarta-feira (23).

Embora todos os dias o CAIS/Ufam ofereça vacinação à comunidade universitária e aos moradores das adjacências da Universidade, a campanha desta quarta-feira, em parceria com a Semsa, tinha o diferencial de oferecer o resultado do teste de Hepatite B 20 minutos após a realização.

A Assistente Social da Semsa, Ivamar Moreira, destacou que a maior parte do público atendido nesta manhã foi de estudantes e que a campanha serviu também para alertar a população acerca da prevenção de outras doenças . “Fizemos um teste rápido para hepatite B, C e o CAIS disponibilizou a vacinação que normalmente oferece. A receptividade foi muito boa pelos alunos, nós os orientamos sobre as DSTs, distribuímos panfletos, preservativos masculinos, e é uma excelente oportunidade para entrarmos em contato com os jovens que são o segmento populacional vulnerável às DSTs, por isso a nossa vontade de entrar em contato com a Universidade nesses espaços onde estão os jovens, e oferecer esses serviços de saúde.

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas. Entre os critérios para se vacinar contra a Hepatite B está pertencer à faixa etária até 49 anos, 11 meses e 29 dias ou fazer parte do grupo prioritário, que envolve gestantes após o primeiro trimestre de gestação; trabalhadores da saúde; doadores de sangue, coletadores de lixo, entre outros.

A docente da Faculdade de Ciências Agrárias, Ana Cristina Belarmino, aproveitou a campanha para tomar a terceira dose da vacina. “Fiquei sabendo pelo site da Ufam e vi que hoje teria o dia de vacinação e como anteriormente meu médico havia recomendado que eu procurasse a vacina, porque eu ainda não tinha imunidade, então aproveitei para me vacinar. Tomei hoje a terceira dose”, declarou

A técnica de Enfermagem Izete Lopes de Oliveira, que trabalha há trinta anos na Ufam, diz que sente o trabalho reconhecido quando a  comunidade procura os serviços do Cais e atende aos chamados para as campanhas. “Fico feliz por muitas pessoas terem vindo fazer o teste. Muitos chegaram para realizar o teste rápido para ter o resultado em 20 minutos. Foram quase 200 pessoas. Ainda vieram muitas pessoas à procura dos serviços. Ficamos felizes por ter nosso trabalho reconhecido na área da saúde”, destacou a servidora.