Ufam concede título de Professor Emérito a Júlio Torres

A Ufam concederá o título de Professor Emérito a Júlio Torres, médico e professor da Faculdade de Medicina. É a maior homenagem dada pela Academia a professores cujo exercício profissional possua reconhecido destaque pela relevância do serviço prestado. A solenidade ocorrerá na próxima sexta-feira, 25, no auditório Doutor Zerbini, da unidade acadêmica onde professor Júlio Torres trabalhou pela Saúde no Amazonas.

Júlio Rufino Torres iniciou a carreira docente na Ufam em 1969, como professor de Clínica Cirúrgica da, então, Faculdade de Ciências da Saúde. O ortopedista exerceu diversas funções importantes dentro da Universidade, como a chefia do Departamento de Medicina Especializada da FCS (1980-1984). Foi tambémresponsável pelo Serviço de Ortopedia do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) durante 3 anos e dois meses (1985-1988). Por duas vezes, doutor Júlio Torres ocupou o cargo de diretor do HUGV, de 1988 a 1990 e de 1997 a 1998, quando encerrou a carreira acadêmica.

“Nada fiz além da minha obrigação, pois entendia como ainda hoje entendo que a obrigação profissional do Médico é, e sempre foi ao longo da história do mundo, dedicar-se totalmente à recuperação da saúde de seus pacientes. Como professor de Medicina me senti na profunda obrigação de transmitir esta visão para meus alunos” comenta o homenageado.

Além dessas funções, o médico também foi um dos responsáveis pela criação da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (UNI-SOL) em 1998; assumiu a liderança do Conselho Regional de Medicina do Amazonas de 2003 a 2008 e é Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Medicina, onde integra a Câmara Técnica de Urgência e Emergência.