Daest recebe temas dos Centros Acadêmicos para o XI Festival Folclórico até o dia 31/7

Com a apresentação da ‘Cabacinhos na Roça’, quadrilha dos discentes, confirmada, a edição 2014 do Festival Folclórico da Ufam ocorre no dia 22 de agosto, das 18 às 23h, no Centro de Convivência - setor Norte do campus Manaus. Os representantes de cursos que ainda não informaram qual lenda ou mito será abordado no dia do Festival têm até o dia 31 de julho para entregar a proposta ao Daest (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

O festival é resultado da parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun) e os Centros Acadêmicos, e visa a integrar a comunidade universitária através da divulgação de lendas e mitos que integram a cultura mundial. A quadrilha dos servidores da Universidade também será um show à parte na festa cujo tema é ‘Lendas e Mitos Universais’.

Até o momento, seis CAs já apresentaram seus temas ao Departamento de Apoio ao Estudante (Daest): CA de Ciências Naturais (Halloween), CA de Engenharia de Materiais (Drácula), CA de Enfermagem (Cobra Grande), CA de Química (Taj Mahal) e CA de Geografia (Boto). O diretor de eventos culturais e esportes do CEGEO, Antônio Carlos Magalhães, assegurou que os alunos de Geografia já estão inteirados sobre a estória amazônica do rapaz que, bem vestido e usando um chapéu, dança com a moça mais bonita da festa e seduz durante as noites de lua cheia.

A preparação da barraca, segundo Antônio, inclui até a ornamentação com um exemplar de boto feito de madeira ou gesso. Para completar a caracterização, um casal de calouros do curso estará vestido como o boto galanteador e a donzela. A apresentação cultural do CEGEO será o Carimbó, uma dança típica do Estado do Pará.

No dia do evento, as culturas serão avaliadas em três quesitos: Barraca, Apresentação Cultural e Rei e Rainha por uma banca composta por cinco jurados. No item ‘Barraca’ será avaliada a ornamentação e no mínimo um prato típico da cultura apresentada; a ‘Apresentação Cultural’ deverá ser feita por 70% de acadêmicos matriculados ma Ufam, e terá duração entre cinco e dez minutos; e no quesito ‘Rei e Rainha’ serão avaliados traje típico, desenvoltura e simpatia. O resultado será divulgado após a apresentação da ‘Cabacinhos na Roça’.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (REGULAMENTOXIFESTIVAL.doc)Regulamento[ ]151 kB