Carta de Economia Criativa dará diagnóstico do setor na Amazônia nos dias 22 e 23 de julho

 

“Transformar potenciais em formas de produzir bens com valor comercial”. Este é, em resumo, o conceito de Economia Criativa, que envolve o uso de criatividade como vetor de desenvolvimento econômico. A Carta de Economia Criativa do Estado do Amazonas será produzida durante o I Fórum do setor, que ocorre nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Convivência  da Ufam, das 8h às 18h, e será um mapeamento diagnóstico da Economia Criativa na região. Inscrições no site http://eventos.ufam.edu.br/eventos/home/login.

O documento, segundo a presidente do Fórum Amazônico de Desenvolvimento Econômico e Cultural (Fadec), Luciana Monteiro, será uma construção coletiva das demandas apresentadas durante o Fórum por empreendedores, pesquisadores, profissionais do terceiro setor e instituições governamentais. O Ministério da Cultura, que possui a Secretaria de Economia Criativa, também terá representantes no evento, cujo diálogo com outros participantes é relevante para formulação, implantação e monitoramento de políticas públicas em economia criativa na região Amazônica.

No Amazonas são identificados polos de grande potencial no setor em São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo, Parintins e Maués. “A utilização de cascas de sementes, restos de madeira e resíduos em geral pode ser alternativa sustentável inclusive para a Zona Franca de Manaus”, alertou Monteiro, concluindo: “Temos um enorme potencial criativo no Estado e na região que precisa ser incentivado”. No Lago Janauari, pertencente ao município de Iranduba (25 quilômetros de Manaus), a Fadec também identificou projetos com alto potencial em economia criativa.

Durante os dois dias de fórum, 30 instituições de pesquisa e desenvolvimento, assim como empresas no setor, farão exposições de seus produtos e processos em stands localizados no Centro de Convivência do Setor Sul da Ufam. Dentre elas, estarão Chitas Nativas, Hortas Domésticas, Malvas Tecnologias Sociais, Grupo de Artesãos de Maués, Grupo de Produtores do Brasileirinho e Associação de Mulheres Jasmin.

Sobre o I Fórum de Economia Criativa

A realização do Fórum é coerente com o conjunto de ações conduzidas pelo Observatório de Economia Criativa (Obec-Am) em parceria com a Fadec e objetiva também despertar o interesse dos empreendedores para o uso da criatividade como matéria-prima básica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico gerando novos postos de trabalho e oportunidades para difundir e socializar os conhecimentos produzidos nas pesquisas do Observatório Estadual de Economia Criativa.

Primeira edição do evento é integrada também pelo I Seminário Sobre Difusão, Conhecimento, Cultura da Inovação e Economia Criativa e contará com exposições de trabalhos e palestras de ícones da área. Enquanto o Fórum buscará difundir os conceitos de economia criativa, o Seminário apresentará os resultados dos projetos, estudos e pesquisas sobre o tema no estado do Amazonas e que também estão inseridos no Observatório Estadual de Economia Criativa, entretanto ambos propõem e buscam a divulgação do potencial criativo da região Norte.

O Obec-Am tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Economia Criativa, mediante financiamento de projetos de pesquisa com  mérito científico que realizem pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte em economia criativa no Amazonas.

 

Inscrições no site http://eventos.ufam.edu.br/eventos/home/login

Informações: 3305 1758 / 9318 -3195

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fadec-Am: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e 3307-7665

Obec-Am: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e 3305-1758.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Programação.png)Programação.png[ ]1672 kB
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable