Simpósio de Terapia Social do Médio Amazonas promovido pelo ICET ocorre nos dias 29 e 30 de julho

De acordo com a programação, dia 29 de julho às 14h serão ministradas palestras com doutores especializados em suas áreas expondo os temas envolvendo diferentes metodologias de abordagens sobre terapias focadas na qualidade de vida, como reintegrador social de adictos e pessoas vítimas de depressão. No final das palestras, haverá uma mesa redonda onde serão discutidos os pontos abordados de modo que o público participe fazendo perguntas aos debatedores. No segundo dia, 30 de julho, será ministrado pelo psiquiatra doutor Marcos de Noronha, um minicurso de oito horas com o titulo “Ritos e terapias de grupo como recurso de integração.Professor Pierre André de Souza,  coordenador do Primeiro Simpósio de Terapia Social do Médio AmazonasProfessor Pierre André de Souza, coordenador do Primeiro Simpósio de Terapia Social do Médio Amazonas

O objetivo do Simpósio é ampliar o nível de discussão sobre as possíveis alternativas nos tratamentos de distúrbios emocionais e de ser reintegrador social, além de abordar o uso das plantas medicinais e sua psicofarmacologia comportamental, as pesquisas em psiquiatria e saúde mental, destacando o chá de ayahuasca como possível coadjuvante terapêutico de adictos e da depressão e abordar a etnopsiquiatria, a psiquiatria cultural como modalidade terapêutica de cura na reintegração do ser na sociedade.

O uso de substâncias psicoativas de origem vegetal é uma prática tão antiga quanto à existência do próprio homem, prestando-se as mais diversas finalidades: mágico-religiosas, políticas, afrodisíacas, terapêuticas e como fator de integração social dos membros de uma sociedade. “Dentre as inúmeras composições psicoativas utilizadas por populações, indígenas e ribeirinhas com sincretismos religiosos da bacia Amazônica, talvez nenhuma delas seja mais interessante em termos botânicos, químicos ou etnográficos, como a beberagem conhecida com ayahuasca. A natureza química dos seus compostos ativos, a maneira de utilização enfocando aspectos socioculturais envolvidos e simbólicos desse complexo fenômeno biopsicossocial faz com que essa bebida ocupe posição de destaque nos atuais estudos da neurofarmacologia, neurofisiologia e psiquiatria. Dentre tais estudos está sua aplicação no tratamento da depressão, uma psicopatologia no rol das doenças emergentes e epidêmicas no mundo” explica o professor  Pierre André de Souza,  coordenador do Simpósio.

Para o professor Pierre, é de suma importância trazer ao meio acadêmico e aos profissionais de saúde da Região Amazônica, discussões a respeito da problemática social dos distúrbios de depressão e o uso de drogas recreativas. “O que nos motiva, como relevância acadêmica e social é somar esforços ao combate desse problema de saúde pública em formar e qualificar cada vez mais profissionais por meio dessa ação de ensino promovida por esse Primeiro Simpósio de Saúde Pública no Médio Amazonas. E, que venha a colaborar forma mais eficaz com os profissionais da saúde da região na compreensão do melhor diagnóstico e tratamento sobre distúrbios supracitados com um fator de desenvolvimento social no que tange a qualidade de vida da população local”, comenta.

O que é etnopsiquiatria ou psiquiatria cultural?

Trata-se do estudo da doença mental e os aspectos socioculturais do indivíduo bem como o estudo dos distúrbios sociais considerando aspectos comportamentais de seus integrantes. É uma modalidade terapêutica, que considera também aspectos socioculturais, com vantagens sobre outras, cujo enfoque não se limita apenas sobre aspectos psicológicos ou biológicos. Com avanços nos estudos relacionados aos distúrbios comportamentais e a psicofarmacologia, verifica-se que cerca de 90% dos clínicos 80% dos neurologistas e 70% dos psiquiatras ainda cometem equívocos no diagnóstico e na prescrição de psicotrópicos, relacionados a casos de depressão

Sobre o Simpósio:

O Primeiro Simpósio de Terapia Social do Médio Amazonas será um evento que ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em Itacoatiara – AM e um dos objetivos é promover novas alternativas terapêuticas na busca pela qualidade de vida.

As inscrições para o evento ocorrem de 3 a 20 de julho de 2014, de segunda a sexta, de 08h às 12h na Coordenação Acadêmica da UFAM – ICET em Itacoatiara, com Renata Santos, ou por email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Anexos:
Fazer download deste arquivo (programação do simpósio.pdf)programação do simpósio.pdf[ ]1026 kB