Ufam e Susam assinam convênio para integrar HUGV à rede de serviços de saúde de Manaus

Com o objetivo de estabelecer metas quantitativas e qualitativas do processo de assistência à saúde, de gestão, de ensino, pesquisa e avaliação nessa área, a Ufam é parceira da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) na inserção e integração do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) à rede de serviços de saúde de Manaus. A parceria será um reforço para o atendimento às necessidades de saúde da população, com base nas políticas públicas de saúde e atenção hospitalar e nos princípios vigentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

O convênio firmado entre as duas instituições define as diretrizes gerais, as responsabilidades e os principais eixos de atuação a serem seguidos pelo HUGV e pela Susam. Segundo aponta o superintendente do HUGV, doutor Rubem Alves, em médio e longo prazo haverá melhorias significativas dos indicadores de assistência, ensino e pesquisa, e, por consequência, da oferta de serviços públicos especializados e de qualidade à rede de saúde do Amazonas. O Convênio também é fruto da credibilidade depositada pela Susam na atual gestão no HU e na administração superior da Universidade.

Como resultado da parceria, o Hospital assumirá outras responsabilidades no seu âmbito de atuação. “Todas as ações e serviços de saúde realizados pelo HUGV, nas áreas de assistência, gestão, ensino, pesquisa e extensão, estarão em consonância com a Política Nacional de Atenção Hospitalar no SUS, instituída pela Portaria GM/MS nº 3.410/2013”, esclareceu doutor Rubem Alves. Essa Política estabelece os termos para a contratualização de Hospitais, fazendo que implantem o modelo de gestão/processos e sejam acompanhados/avaliados pelo SUS. Após a inauguração do novo HU, no primeiro semestre de 2015, o Convênio será ampliado devido ao aumento da quantidade de leitos para 300, ao investimento em tecnologias diagnósticas e à habilitação de novos serviços a serem executados no Hospital.

Segundo o superintendente, é papel do Hospital prestar assistência de qualidade e resolutividade, com ambiência humanizada e segura para os usuários, os acompanhantes e os trabalhadores. Será priorizado o atendimento das áreas em que o HU possui habilitação, como o Serviço de Referência em Alta Complexidade. Os serviços deverão ser ampliados e avaliados com base na estrutura já existentes no SUS, como o Sistema Nacional de Regulação (SISREG), através do qual será gerenciado o acesso a leitos, consultas, terapias e exames. Além disso, com o Programa de Segurança do Paciente, o HUGV dará enfoque à implantação de Núcleos de Segurança do Paciente, com elaboração de planos e implantação dos Protocolos nessa área.

Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

O HUGV é um Hospital de Ensino certificado pelos Ministérios da Educação e da Saúde, caráter que torna as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tripé da educação superior no Brasil, inerentes ao seu âmbito de atuação. Assim, uma das exigências do termo de Convênio entre a Ufam e a Susam é que o HU continue sendo campo de prática de ensino e pesquisa em saúde, em conformidade com os requisitos de sua certificação. “Ele busca oferecer formação e qualificação aos profissionais de acordo com as necessidades de saúde e as políticas prioritárias do SUS, visando o trabalho multiprofissional”, enfatizou o superintendente.

Outro ponto de destaque é o investimento contínuo em desenvolvimento de atividades de pesquisa e gestão de tecnologias em saúde. Todas elas deverão buscar, prioritariamente, enfoque nas necessidades da região e na política de saúde instituída pelo Convênio. Para garantir que o trabalho do HUGV ganhe alcance e importância ainda maior na sociedade amazonense, será preciso pesquisar com base nas demandas regionais, compartilhando os resultados dessas pesquisas institucionais com trabalhadores, usuários e a comunidade científica de modo geral.