Reitora da Ufam dá posse a 31 novos servidores

A reitora da Universidade Federal do Amazonas, professora Márcia Perales, empossou na manhã desta sexta-feira, 27, em ato solene, 31 servidores técnico-administrativos. Em solenidade que aconteceu no auditório Alalaú, na Faculdade de Educação e que contou com os pró-reitores da Instituição, além de diretores de unidades da capital, os novos servidores ouviram da reitora e dos gestores palavras de estímulo e de boas vindas.
 
A reitora , professora Márcia Perales, reuniu a equipe de gestores para que os novos servidores se sintam ainda mais acolhidos. “Construímos esse acolhimento diariamente, é um movimento permanente da nossa parte, mas essa receptividade tem que ser recíproca. Dos que estão à mesa, nenhum ousou dar conselhos e não serei eu a fazê-lo, mas cada palavra foi expressa no sentido de socializar um pouco da trajetória que todos nós temos nesta Casa e vocês só conseguirão fazer isso de forma satisfatória ao adquirir conhecimento", disse.
 
A reitora completou: "Estamos numa instituição onde saber é poder e temos que trabalhá-lo por um olhar coletivo, que requer entrega, mas é justamente isso o que mais vale a pena. Temos mais de 5.000 servidores aqui e uma comunidade acadêmica de 35.000 pessoas, contando com as unidades do interior”. Ao finalizar a acolhida, salientou que todos, alunos, professores e técnicos, fazem parte do processo de construção desta Universidade.
 
Após entoarem o hino nacional e ser declarada aberta a cerimônia, os pró-reitores se pronunciaram.  O primeiro deles foi o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Lucídio Rocha Santos. Ele deu os parabéns os concursados pela conquista, num órgão que, segundo ele, tão diferenciado como o é a Universidade Federal do Amazonas. 
 
“Depois de mais de 25 anos na Instituição, eu tenho a convicção que fazemos parte de uma organização muito importante, a qual mantém como principal valor, o dinamismo e a concessão de autonomia a todos. Aqui temos o direito de opinar e influenciarmos nas decisões da Instituição, desde os colegiados de cursos, diretorias, conselhos superiores. Temos diversos direitos, mas também responsabilidades”, disse.
 
O gestor da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti), professor Frederico Arruda, iniciou o pronunciamento dizendo que a posse é passo mais fácil que os técnicos recém-chegados estão dando.  “Aqui nós temos um desafio permanente da manutenção das relações humanas, para desenvolver e compreender o outro, sempre disposto a reconhecer e ter coragem de lutar pela defesa dos direitos que cada um tem. Eu fui da segunda geração de acadêmicos desta Universidade, que carregou a Ufam nos ombros até os docentes chegarem. O trabalho deles garantiu que hoje estejamos aqui”, salientou. 
 
 
O economista Ricardo José Batista Cavalcante, pró-reitor de Administração e Finanças, explicou como funciona a pró-reitoria e também que no momento de integrar a Universidade é preciso ter em mente, que a Instituição espera comprometimento e dedicação. “Os servidores, assim como os alunos e professores, têm ligação direta com a Universidade e também com a sociedade. Aqui, vocês terão oportunidades de construir a vida de vocês como poucas instituições dão. Deem valor à Universidade”, ressaltou.
 
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Gilson Monteiro afirmou que tudo o que construiu na vida tem conexão com a Ufam. “Reconhecer a importância dessa Instituição é essencial. Mais do que isso, deixo aqui a mensagem de que a Ufam só vai caminhar quando receber o comprometimento dos técnicos, discentes e docentes”, afirmou.  
 
Mariomar de Sales Lima, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, ratificou a opinião de que os novos servidores precisam desempenhar bem suas funções. “Quando ouvirmos que a instituição está bem colocada em alguma avaliação, fiquem alegres e estejam inconformados quando a Ufam, de alguma forma, não for bem avaliada. Este é o sentimento de pertencimento que todos vocês devem ter, porque sejam bons ou ruins, os resultados são para todos”, disse. 
 
A pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Socorro Chaves, disse que além da missão de produzir conhecimento, a Ufam tem uma missão, a da responsabilidade social. “A partir disso, nós modificamos a realidade de muita gente, de pessoas que esperam que daqui possamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”, lembrou.
 
O prefeito do campus, professor Atlas Augusto Bacelar, afirmou que a chegada em um novo ambiente traz consigo muita expectativa. “Faça seu trabalho com maestria. A Ufam tem relação com a nossa vida em algum momento, seja direta ou indiretamente. Sejam bem vindos e conheçam a Universidade, busquem-na, porque lá no futuro, serão vocês que estarão aqui na frente, ou os filhos e netos de vocês”, vislumbrou. 
 
Ele ainda citou que fazer parte da Universidade é ajudar a zelar pela estrutura. “Há 282 prédios no que se compreende como Ufam e algo sobre o qual quero alertá-los é sobre esse sentimento de pertencimento, da cultura do amor construído pelo cuidado com o que se tem pelo que se ama, portanto, cuidem e ajudem a tornar a Universidade um ambiente cada vez melhor”, frisou.
 
A pró-reitora de Assuntos Comunitários (Procomun), professora Katia Augusta Thome Lopes afirmou estar feliz com a chegada de novos colaboradores. “Contamos com quatro diretorias e estamos à disposição para fazer do ingresso de vocês à Ufam, uma experiência valiosa. A Universidade é o lugar propício para um aprendizado no sentido mais amplo”, salientou.
 
 
Posse
 
O diretor do Departamento Pessoal, Luiz Ferreira Neto, procedeu a leitura do termo de posse e o empossado Kelvin Willian da Silva fez a leitura do juramento, em que eles prometeram, em voz alta, cumprir fielmente com os deveres e atribuições do cargo, bem como observar o código de ética profissional do servidor público civil.
 
Por fim, cada um dos 31 servidores empossados recebeu dos integrantes à mesa, o termo de posse e um kit com itens simbólicos da Universidade. Aline Silva Souza, lotada no Arquivo Central, foi a primeira servidora a receber o kit. “Esta recepção mudou a minha visão quanto meu papel na Universidade. Como também sou aluna, vejo que minhas responsabilidades agora, vão além da contribuição para a sociedade, mas também acerca do que é preciso fazer em prol da comunidade acadêmica”, disse ela, que cursa Administração.
 
Lotada na Assessoria de Comunicação Social, a nova servidora Lilian Débora Furtado Lima, ressaltou que a solenidade é um momento marcante, que serve para aproximar os gestores ao novo quadro de profissionais. “O momento foi essencial para nos sentirmos bem-vindos e, agora, parte da Universidade”, afirmou ela, que também cursa mestrado em Antropologia Social. 
 
 
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable