Capes prorroga inscrições no Programa Jovens Talentos para a Ciência

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou o período de inscrição no Programa Jovens Talentos para a Ciência até 29 de junho. Acesse a plataforma http://jovenstalentos.capes.gov.br/ para se inscrever.

Para efetuar a inscrição, os estudantes da Ufam - Manaus; do Instituto de Agricultura e Ambiente de Humaitá e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Zootecnia de Parintins devem disponibilizar o número do CPF e do RG, informar um e-mail e um número de celular válido.

Para participar, o aluno precisa atender aos seguintes requisitos: 1) estar regulamente matriculado em curso de graduação na modalidade presencial na Ufam; 2) ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014; 3) não possuir vínculo empregatício; 4) não acumular a Bolsa do Programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros Programas da CAPES ou do CNPq ou de outras instituições Nacionais ou Internacionais; 5) não estar em débito, de qualquer natureza, com a CAPES, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa; e 6) não ter sido bolsista da CAPES, CNPq ou outras agências públicas, na mesma modalidade de bolsa.

As provas serão realizadas no dia 14 de setembro, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, conforme divulgação posterior da Ufam. A seleção será formalizada por meio de prova objetiva de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada na Ufam, com duração de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

Sobre o Programa

O objetivo principal do Programa Jovens Talentos, que concede bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação matriculados em instituições federais de ensino superior (Ifes), é a preparação para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Ciência sem Fronteiras (CsF) ou Programas de Iniciação Científica (PIBIQ/CNPq). O programa de incentivo à iniciação científica é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico que a estrutura universitária pode oferecer a ele.

Mais informações com o diretor de Programas Acadêmicos, professor Hara (9318- 2273).

Confira o Edital (anexo)

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital_026_2014_JTC.pdf)Edital do Programa[ ]618 kB