PPGCCOM promove curso e colóquio com o antropólogo Massimo Canevacci. Inscrições abertas

Com o objetivo de discutir questões relacionadas à Etnografia e tensões entre as culturas digitais, fetichismos visuais, identidades flutuantes e auto-representações, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) traz à cidade o pesquisador Massimo Canevacci para ministrar o curso "Comunicação e Etnografia Digital” entre nos dias nos dias 9, 10, 11 e 13 de junho, das 14 às 17h, nos auditórios Rio Solimões e Rio Negro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor Norte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas na página http://vai.la/6s3a. Durante o evento, o autor fará o lançamento do livro “Sincretika - Explorações Etnográficas sobre Artes Contemporâneas”. O lançamento da obra será na segunda-feira (9), das 14 às 17h, nos auditórios Rio Solimões e Rio Negro.

O antropólogo italiano também fará parte do Colóquio Internacional sobre Comunicação e Cidade, que acontece na segunda-feira (16), a ocorrer no auditório Rio Solimões e Negro da Ufam. Canevacci é considerado um dos maiores pensadores da atualidade por romper com métodos clássicos da história intelectual e rediscutir o fetichismo elaborado por Karl Marx. Ele é professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália.

Outras informações podem ser encontradas em http://www.ppgccom.ufam.edu.br/

Sobre o autor:

Massimo Canevacci é professor de Antropologia Cultural e de Arte e Cultura Digital da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Roma (La Sapienza). A partir de 1984, ele passou a lecionar e fazer pesquisas também no Brasil. Por trabalhos realizados em São Paulo, recebeu, em 1995, do governo brasileiro, a ‘Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul’.

Como professor visitante, atuou em diversas universidades europeias, norte-americanas, em Tóquio (Japão), em Nanquim (China) e no Brasil, em Florianópolis (UFSC), Rio de Janeiro (UERJ) e São Paulo (USP). Atualmente, Canevacci é professor visitante da Universidade de São Paulo (IEA-USP).