IV edição da Agroufam tem 120 produtores familiares e espaço voltado ao meio ambiente
A Faculdade de Ciências Agrárias, no setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sediou nesta sexta, 6, a quarta edição da Feira da Agricultura Familiar (Agroufam).
Com estandes de produtores rurais, espaços para artesanato, plantas ornamentais e praça de alimentação, o evento está atraindo não apenas acadêmicos, professores e servidores da Instituição, mas também moradores de bairros no entorno, que ajudam a movimentar as vendas e a aumentar a visibilidade de produtores, artesãos e comerciantes.
A dona de casa Graciete Mouzinho esteve ontem na Universidade e voltou hoje, para prestigiar o evento.
"Eu moro no bairro Petrópolis, soube que teria a feira e vim comprar verduras para abastecer a casa para o fim de semana. Para mim vale a pena sair do local onde moro e vir aqui", garantiu.
O produtor rural José Martins de Andrade, da comunidade São Francisco, no Careiro da Várzea, a feira anula a figura do atravessador. Ela garante que nas mãos de um profissional como este, o agricultor perde rentabilidade de cerca de 70%.
"No quilo do mamão, por exemplo, eles querem pagar R$ 0,50 e, aqui, vendo por R$ 4,00, dessa forma, o lucro é apenas nosso. Acredito que este espaço veio para valorizar o nosso trabalho", informou.
O produtor José Martins de Andrade é um dos 120 beneficiados pela Feira da Agricultura Familiar, ocupando estandes nos blocos 1 e 2 da FCA. Da fase seleção para estarem na feira até a etapa de comercialização dos produtos, eles são acompanhados por 16 residentes agrários.
"Esses residentes recebem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com o pagamento de bolsa. Eles têm um papel importante no cumprimento dessa nossa atividade, quando atuam na sensibilização dos agricultores para adotarem meios ambientalmente responsáveis e sustentáveis de produção", disse uma das coordenadoras da iniciativa, professora da FCA Josane Santiago.
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Uma atração a mais da Agroufam, o artesanato trouxe para esta edição a temática do meio ambiente e sustentabilidade fortalecida por peças remanufaturadas, como é o caso do Espaço Cidadania Ambiental, idealizado pelo juiz da Vara de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Adalberto Carim.
Presente também no Shopping Manauara e no Uai Shopping, o espaço já beneficiou, aproximadamente, 300 pessoas que, por hobby ou não, fazem do artesanato uma de suas ocupações.