Capes divulga edital do Programa Jovens Talentos para a Ciência. Inscrições abertas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital do Programa Jovens Talentos para a Ciência. As inscrições podem ser feitas até 20 de junho, em jovenstalentos.capes.gov.br . Para efetuar a inscrição, os estudantes da Ufam - capital Manaus; do Instituto de Agricultura e Ambiente de Humaitá e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Zootecnia de Parintins devem disponibilizar o número do CPF e do RG, informar um e-mail e um número de celular válido.

As provas serão realizadas no dia 14 de setembro, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, conforme divulgação posterior da Ufam. A seleção será formalizada por meio de prova objetiva de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada na Ufam, com duração de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

Para concorrer, o aluno precisa atender aos seguintes requisitos: 1) estar regulamente matriculado em curso de graduação na modalidade presencial na Ufam; 2) ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014; 3) não possuir vínculo empregatício; 4) não acumular a Bolsa do Programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros Programas da CAPES ou do CNPq ou de outras instituições Nacionais ou Internacionais; 5) não estar em débito, de qualquer natureza, com a CAPES, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa; e 6) não ter sido bolsista da CAPES, CNPq ou outras agências públicas, na mesma modalidade de bolsa.

O objetivo principal do Programa Jovens Talentos, que concede bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação matriculados em instituições federais de ensino superior (Ifes), é a preparação para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Ciência sem Fronteiras (CsF) ou Programas de Iniciação Científica (PIBIQ/CNPq).

O programa de incentivo à iniciação científica, Jovens Talentos para a Ciência, é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico. Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação são inscritos pela instituição de ensino superior. Os alunos são selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais.

Mais informações: 9318 2273 Professor Hara

Confira o Edital (anexo):

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital_026_2014_JTC.pdf)Edital_026_2014_JTC.pdf[ ]618 kB