Reitora se reúne com Ministério da Educação e autoridades de Coari para debater a implantação do curso de Medicina no município
Durante o encontro, a reitora, professora Márcia Perales, cobrou um posicionamento das autoridades de Coari, a 362,84 km em linha reta de Manaus, no que se refere à doação de um terreno para abrigar as instalações físicas do curso de Medicina. “Precisamos saber se, após os levantamentos realizados pela Universidade, os quais apontaram Coari como município com grande potencial para receber a estrutura da expansão do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, teremos a contrapartida do município de doar o terreno para abrigar as instalações, pois não podemos esperar mais para honrar o compromisso da Ufam com a sociedade, afinal divulgamos bastante isso. Caso não tenham interesse, temos outras opções de municípios para realizarmos a implantação do curso”, declarou a reitora.
Há dois terrenos em Coari que interessam à Ufam, ambos na estrada que dá acesso ao aeroporto. As autoridades coarienses explicitaram a vontade que o curso seja implantado no município e se comprometeram a tomar todas as providências para que a implantação do curso seja efetivada.
O representante do Ministério da Educação, Vinícius Ximenes, ressaltou que neste momento a unidade política é estratégica para que as autoridades possam dar esse grande presente para a cidade de Coari. “Os recursos do Ministério foram liberados, as vagas para docentes e técnicos também. Agora é só ter união para viabilizar essa conquista para Coari”, disse o representante do Mais Médicos.
A Comissão da Ufam segue nesta segunda-feira (2) para Coari para acompanhar as ações que serão adotadas para agilizar o processo de doação do terreno. “Temos pressa, pois esse terreno, depois de doado à Universidade, será incorporado ao patrimônio da União e só após essa fase é que poderemos fazer a construção dos dois prédios da Medicina”, disse o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima.
Ao final da reunião, a Reitora declarou que as expectativas em relação à implantação do curso de Medicina em Coari foram potencializadas. “Essa é uma conquista importante para o Estado e todo o país!”, concluiu.