Ufam sedia V Crenem e discute os desafios do ensino da Medicina

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) iniciou nesta sexta-feira, 30, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Nilton Lins, o V Congresso Regional Norte de Educação Médica (Crenem), que acontece no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul da Instituição.

Destinado a professores e acadêmicos de Medicina, educadores, médicos residentes e pessoas interessadas no tema, o Crenem aborda, neste ano, a “Educação médica - Enfrentando os Desafios: do ciclo básico da graduação às residências médicas”, buscando oportunizar, também, a integração da comunidade educacional médica da Região Norte do Brasil.

À mesa de abertura, o reitor em exercício, professor Gilson Monteiro, a diretora regional Norte da Abem e coordenadora do V Crenem, professora Neila Facolne, a reitora da Universidade Nilton Lins, Gisele Lins, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo de Almeida Costa, a presidente da Associação Brasileira de Educação Médica, Jadete Barbosa Lampert e o diretor executivo do Centro Acadêmico de Medicina Humberto Mendonça, o acadêmico Anderson de Camargo.

Em seu pronunciamento, representando a reitora da Federal do Amazonas, Márcia Perales Mendes Silva, o reitor em exercício, professor Gilson Monteiro afirmou que a Medicina, como uma área do conhecimento, deve preconizar o ensino com amor.

“Essa fórmula de ensinar com amor é difícil de encontrar, principalmente quando temos metas a cumprir e a administração lida com números quando precisaria analisar a pessoa, o ser. Se soubéssemos como aplicar essa fórmula, faríamos-na com nossos filhos e jamais erraríamos. Em se tratando de disformidades dentro da sala de aula, o desafio é muito maior”, considerou, tendo em vista o índice entre 25% e 30% de evasão e jubilamento de estudante universitários. “A gente precisa avaliar o porquê de isso estar acontecendo e sanar as nossas falhas que podem ser apontadas como origens desses números que nos deixam bastante descontentes”, frisou.

O reitor da UEA, professor Cleinado de Almeida Costa, iniciou seu pronunciamento reiterando a declaração do professor Gilson Monteiro e lembrou que, uma das características da Medicina é a concepção humanista, que prega a sobreposição do individual ao coletivo.

"Estamos sim, enfrentando uma crise em nossa área, quando temos nossa área sendo suprida por estrangeiros, quando não temos condições de trabalho dignas para exercê-la. Mas acredito que, apesar da dificuldade é momento de oportunidade", afirmou.

A diretora regional Norte da Abem e coordenadora do V Crenem, professora Neila Facolne, afirmou que o evento supereu suas expectativas e revelou estar feliz com a possibilidade de ter trazido ao Amazonas, personalidades do ensino da Medicina de diversos estados brasileiros.
"Obtivemos um bom número de inscritos e a plateia vem conferindo atenção e dedicação aos palestrantes. Ainda hoje, na tarde desta sexta-feira, daremos continuidade ao evento, com a promoção de oficinas que podemos creditar como um evento de efervescência para tudo que estamos pretendendo reformatar nos cursos de Medicina, de tal forma, que esses cursos sejam mais adequados às necessidades de saúde da população, assinalou a professora.

Durante a abertura do V Crenem, painéis com trabalhos profissionais e de acadêmicos estiveram expostos no hall de entrada do auditório Eulálio Chaves. O evento terá continuidade neste sábado, 31.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (programação crenem v.pdf)Programação atualizada [ ]347 kB