Proamde comemora 14 anos de sucesso no atendimento a deficientes

Marciléia da Silva, mãe da pequena Evellyn, de sete anos, tem muitos motivos para dar os parabéns ao Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde) pelos seus 14 anos. “Ela gosta de vir para o Proamde. Participa há cinco anos e hoje ela é comunicativa e interage bem com as pessoas”, declarou a mãe, que acompanhava Evellyn no castelo inflável e na piscina de bolinhas. A comemoração foi realizada no último dia 29 na quadra da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Doces, salgados e bolo de aniversário também fizeram parte da comemoração. Os palhaços e o DJ ficaram responsáveis por organizar as brincadeiras e competições na área central da quadra desportiva, onde foram esperados os 350 alunos atendidos pelo Proamde neste semestre. A coordenadora do programa, professora Minerva Amorim, destacou ainda a participação das forças armadas no evento. “Muitos dos nossos alunos contam, no período de descanso após as aulas, sobre serem militares, pilotos e marinheiros... e aproveitamos a oportunidade para convidar nossos parceiros do Exército, da Aeronáutica e da Marinha para mostrar suas atividades”, explicou.

Foram expostos, no perímetro da quadra, banners produzidos pelos bolsistas e voluntários que atuam no programa. “Esses são resultados de pesquisas e artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais por cerca de 20 alunos”, comemorou Minerva. A produção artística das turmas de alunos com deficiência física ou mental também ganhou destaque: foi preparado um cartaz gigante cotendo frases, desenhos e digitais de todas as cores através dos quais eles demonstraram a gratidão e o carinho que sentem pelos monitores e coordenadores do Proamde.

Além disso, este é um momento de relembrar conquistas do programa nesse período. O Proamde conta hoje com a parceria da SMTU, que disponibiliza nove veículos transporta para garantir a participação dos deficientes físicos nas atividades. Instituições públicas e privadas são parceiras do projeto e ajudam a promover, inclusive, esta festa de aniversário. Dentre as conquistas profissionais ocorridas por meio do programa, Gedeon Campelo é o maior exemplo. Ele já participou como aluno, formou-se em Pedagogia e hoje atua como voluntário do Proamde no polo HUGV.

Saiba mais sobre o Proamde

É um programa extensão que oportuniza o desenvolvimento das potencialidades remanescentes de pessoas com deficiência através de Educação Física e Esportes gratuitos. Além disso, é uma oportunidade para os acadêmicos de Ensino Superior promoverem a pesquisa, capacitando-os para melhor trabalhar com essa clientela e favorecendo a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.

O PROAMDE desenvolve atividades em dois polos:

1. Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) atendendo pessoas com lesão medular;

2. FEFF realizando atividades de Educação Física e esportivas para: crianças, adolescentes e adultos com deficiência.