Inaugurada a sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica – CEPAM

Instalado no Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas e ligado à Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, o CEPAM tem como missão  realizar pesquisas voltadas para a conservação e recuperação de espécies ameaçadas e monitorar a biodiversidade amazônica.

A cerimônia de inauguração do Cepam ocorreu na tarde desta sexta-feira (23), na Ufam, e contou com a presença da Reitora, professora doutora Márcia Perales; do diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Néliton Marques; dos diretores do Cepam, doutor Marcelo Marcelino de Oliveira; doutora Liliam Patrícia Pinto e doutor Marcelo Bassols Raseira; de representantes dos poderes constituídos; pesquisadores; artistas e representantes de organizações não-governamentais.

Durante a solenidade, a reitora da Ufam, doutora Márcia Perales, destacou a convicção na parceria da UFAM com o CEPAM e deu as boas-vindas aos pesquisadores. “Nossa expectativa é a melhor possível em relação a presença de vocês aqui no Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, pois aqui está a maior concentração das nossas atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, por aqui ser a sede da Ufam, mas temos a possibilidade de estender esse apoio por meio das nossas unidades acadêmicas em Coari, Humaitá, Benjamin Constant, Itacoatiara e Parintins. Com a assinatura do nosso termo de cooperação, pretendemos ampliar vários projetos para nossos alunos de graduação e pós-graduação. Acredito que a parceria da UFAM com o ICMBio dará frutos muitos importantes para a nossa região. A presença de vocês aqui , com certeza,sinaliza um futuro promissor e produtivo”, discursou a reitora.

O presidente-substituto do ICMBio e Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade, doutor Marcelo Marcelino de Oliveira, falou sobre os próximos desafios do CEPAM. “O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica tem como grande desafio encontrar o equilíbrio entre desenvolvimento e a conservação da biodiversidade. Queremos agregar parceiros para essa empreitada. Agora, por exemplo, estamos realizando o dignóstico da biodiversidade brasileira, que é um esforço de quatro anos reunindo 929 cientistas do Brasil e do mundo e 188 instituições, e que consiste num feito que nenhum outro país realizou. Foram até agora 7.647 espécies avaliadas e é um esforço que não terminou ainda. Esperamos que no início do próximo ano apresentemos um resultado de mais de 10 mil espécies avaliadas e dar um melhor panorama para o país do estado de conservação de sua biodiversidade”.

A coordenadora do Cepam, doutora Liliam Patrícia Pinto, destacou o esforço de todos os que contribuíram para a realização do sonho de construir um centro de pesquisa voltado para a conservação da biodiversidade amazônica. “O Cepam agradece principalmente aos senhores Marcus Barros, Rômulo Mello, Antônio Hummel, Henrique Pereira, Mauro Ruffino, Marcelo Marcelino Pereira e Marcelo Raseira. Construir o Cepam teve a participação decisiva do senhor Hidembergue Frota, então reitor da Ufam; da Magnífica Reitora Professora Doutora Márcia Perales Mendes Silva; do Excelentíssimo senhor Vice-Reitor da Ufam, professor Doutor Hedinaldo Narciso Lima, do Prefeito do Campus Universitário, doutor Atlas Bacellar e os engenheiros Manassés Maia e Orion Teixeira”

Após a cerimônia, os convidados visitaram as instalações do CEPAM, entre elas o Acervo documental, o Auditório e o Núcleo do Plano de ação e prestigiaram a apresentação musical do artista Pereira e a exposição de fotografia de André Zumak.