Reitora participa da 8ª Reunião Anual do Fortec

Reitora Márcia Perales no FORTEC 2014Reitora Márcia Perales no FORTEC 2014

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) promoveu a 8ª Reunião Anual até esta quarta-feira (21), em São Paulo, e contou com a participação da reitora da Ufam, professora Márcia Perales, e da pró-reitora de Inovação Tecnológica (Protec), professora Socorro Chaves, as quais expuseram nos painéis temáticos nos dias 19 e 20. Para conhecer o evento, acesse a home http://fortec-br.org/8fortec/.

O tema desta edição é ‘Núcleos de Inovação Tecnológica: Evoluindo de Gestão da Propriedade Intelectual a Unidades Estratégicas de Negócios’ e está relacionada ao objetivo de apoiar a criatividade, a inovação e o empreendedorismo nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras. Dentre os benefícios decorrentes desses eventos, é possível destacar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os gestores, capacitações, formulação de propostas que potencializam as ações, além de legitimar e representar os interesses das instituições envolvidas.

A professora Socorro Chaves foi a palestrante do painel III intitulado ‘Escritório de Transferência de Tecnologia como uma unidade de negócios’, no dia 19.

Já a professora Márcia Perales participou do painel V, cujo título foi ‘Desafios das ICTs para o desenvolvimento da inovação e para a colaboração com a empresa: o papel dos núcleos de inovação tecnológica’, no dia 20, às 11h. Esse painel teve como coordenadora a Diretora do Fortec, professora Elizabeth Ritter (PUC-RS).

Em sua fala durante o Fortec, a professora Márcia Perales relatou o processo de criação da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica, bem como seus avanços, parcerias e perspectivas no contexto do incentivo ao desenvolvimento do CT&I na região amazônica: “Eu acho muito interessante que o Fórum concentrou todas as organizações em uma única região do país onde a gente tem uma diversidade incrível nessas regiões, então isso me enche mais de orgulho de estar aqui pra falar da Amazônia. Ficou evidente que as outras Instituições estão na nossa frente em relação a números, mas o passo que nós demos nesses últimos 5 anos foi tão expressivo porque nós criamos novos fluxos que as outras não tem.”

Sobre o Fortec

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, criado em 1º de maio de 2006 - uma Associação Civil de Direito Privado, é um organização de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa e instituições gestoras de inovação e pessoas físicas, pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres.

Esta iniciativa é resultado de um esforço integrado das instituições produtoras de conhecimento de todo o país, que há algum tempo buscavam constituir uma instância legítima e representativa de seus interesses e que também permitisse a capacitação de profissionais e troca de experiências nesta área específica, de modo permanente e organizado.

Fonte: com informações da página do evento.