Procomun faz balanço anual e amplia ações em 2013 na capital e no interior

Ampliar serviços de atendimento com qualidade à Comunidade Universitária é o objetivo principal dos planos de ação para 2013 da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun).

O ano de 2012 foi bastante significativo para a comunidade universitária. As conquistas alcançadas em determinados setores, tanto na capital quanto no interior, supriram antigos anseios dos usuários da universidade. Essa afirmação é do titular da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun), técnico administrativo em educação,  Francisco Gaspar, que ao fazer um balanço das ações desenvolvidas em 2012, demonstrou-se bastante otimista quanto as ações futuras previstas para o ano que está começando.
No âmbito administrativo, a Procomun presta serviços à comunidade universitária por meio dos departamentos de Apoio ao Estudante (DAE), de Apoio ao Servidor (DAS), de Recursos Humanos (DRH) e de Pessoal (DP). Primeiramente, o pró-reitor destaca as ações que o DAE vem intensificando para o melhoramento do atendimento no Restaurante Universitário (RU), como também menciona a ampliação das Bolsas Trabalho e Permanência.
Ampliação de serviços do Restaurante Universitário 
Ele comenta que, percebendo a necessidade dos estudantes que trabalham durante o dia e não tendo condições de fazer uma refeição adequada, foi ampliado o serviço de atendimento do RU para o turno noturno. Isso foi uma grande novidade em 2012, disse o pró-reitor, que fora surpreendido pelo quantitativo de alunos que procuraram esse atendimento que, inicialmente, foi oferecido no RU da Faculdade de Estudos Sociais (FES), estendendo-se, logo em seguida, ao RU do Setor Sul.
Cerca de 700 refeições são servidas à noite aos estudantes com a mesma qualidade do serviço oferecido no almoço, assegura o pró-reitor, dizendo que as refeições apenas se diferenciam no balanceamento ao ofertar uma refeição mais leve, tendo como opção, a sopa. Ele declarou que para o ano de 2013, todas as Unidades do Interior, os municípios de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Parintins e Humaitá, serão contempladas com Restaurantes Universitários (RU’s), mantendo a mesma qualidade do serviço oferecido na capital. 
O pró-reitor declarou que, com a inauguração do novo Centro de Convivência da Ufam, no Setor Norte, a comunidade universitária receberá o novo Restaurante Universitário (RU), em que ocupará uma área de aproximadamente 300m2 para servir a comunidade.
A diretora do DAE, Técnica Administrativa em Educação Adamir Amaral, acrescentou ainda sobre as ações no contexto departamental, destacando a nona edição dos Jogos Universitários da UFAM (JUUFAM), na qual reuniu 4.565 mil estudantes das Unidades da capital e do interior. Para a diretora, a relevância dos Jogos Universitários toma importância quando diz respeito à qualidade de vida aos estudantes, proporcionando à comunidade maior interação entre as Unidades.         
Bolsa Permanência 
A Bolsa Permanência destinada a estudantes carentes teve reajuste em 2012, passando de R$ 150,00 para R$ 200,00. De acordo com o pró-reitor, existe uma proposta de mais um aumento ainda esse ano, reajustando-a para R$ 300,00. A Bolsa Permanência contempla estudantes provenientes de comunidades interioranas subsidiando-os no quesito alimentação e moradia. O processo de benefício é feito por meio de uma investigação sócio-economica do estudante. São oferecidas 300 bolsas para cada Instituto, completa Gaspar.
O pró-reitor destaca também a implementação do Programa de Apoio a Participação de Alunos em Eventos Científicos (PECTEC), que contempla a participação de estudantes em eventos científicos fora do Estado do Amazonas. Para ele, essa ação é um avanço significativo para a UFAM, pois, anteriormente, a universidade não tinha uma política especifica para atender essa demanda que envolve passagem e ajuda de custo. De março até dezembro de 2012, participaram do PECTEC aproximadamente 150 alunos (cadastrados no Programa), comenta o pró-reitor. 
Nova Casa do Estudante Universitário
Já com terreno definido, localizado próximo à Associação dos Servidores da Universidade Federal do Amazonas (ASSUA), a nova Casa do Estudante Universitário (CEU) acomodará cerca de 150 alunos.   Previsto para ser construído ainda este ano, o novo prédio terá uma edificação arrojada, proporcionando ao estudante, bem-estar e uma melhor acessibilidade à Universidade. 
 
Trabalho invisível do DAS
Apesar das ações do Departamento de Apoio ao Servidor (DAS) transcorrer de forma efetiva, os serviços passam despercebidos quando se trata das questões relativas à saúde do servidor. Para a diretora do DAS, Tecnica Administrativa Educacional, Nilba Couto, essas ações tem relevância devido ao trabalho realizado no acompanhamento psicológico e social do servidor, garantindo o seu bem estar no ambiente de trabalho e fora dele.  
Tratar da saúde do servidor é marca da Administração Superior que tem a  preocupação em servir com melhor atendimento no sistema básico da saúde. Prova disso, é a reforma do Centro de Atenção ao Servidor (CAIS) que oportunizou o recebimento de novos equipamentos médicos e odontológicos, visando melhor atender não somente ao servidor (ativo e inativo), mas também aos alunos e aos dependentes de servidores que procuram os serviços do Centro.
Couto informou que, fora os equipamentos odontológicos e médicos, o atendimento consiste também nos exames médicos periódicos, das campanhas de saúde promovidas pelo do Governo Federal (Triviral, Influenza e de HPV) e nas ações preventivas desenvolvidas pelo Cais, como a Antitetânica, a Febre Amarela, a Hepatite, dentre outras ações.
DRH otimiza quadro de pessoal
Durante o exercício de 2012, o Departamento de Recursos Humanos da UFAM nomeou 123 novos servidores o que otimizou o quadro de pessoal da Instituição. Para tanto, a diretora do DRH, Técnica Administrativa em Educação, Sheila Regina Teles da Silva, comenta que a realização do Seminário “Integrando-se à UFAM”, ocorrido no segundo semestre de 2012 voltado para esses novos servidores, objetivou conhecer a instituição para uma melhor interação e envolvimento com a universidade.
Outra atividade para melhorar os serviços institucionais foi o oferecimento de cursos como o de “Língua Portuguesa e Redação Oficial” e de “Metodologia de Ensino Superior” que, de acordo com a diretora, o plano de carreira do servidor dá oportunidade  para que este venha realizar  cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado) nos próximos anos.
Ela destaca que a primeira turma de 40 servidores do curso de mestrado em Engenharia da Produção obteve 90% de conclusão. Foi oferecida também a especialização em Administração Pública com 40 vagas especificas para servidores. Silva enfatiza que, as atividades desenvolvidas no Departamento visam à capacitação do servidor, não se restringindo somente ao treinamento especifico em serviço, mas também em oferecer a Educação formal como cursos em Administração Universitária e Gestão em Saúde, ambos em nível de graduação. 
 “A intenção é manter os servidores estimulados e preparados para que obtenham a cada dia, o  aprimoramento na capacitação. Então, essas ações não podem parar por aí, pois, acreditamos que a melhoria do ser humano começa também no ambiente organizacional. Incentivar o funcionário para que tenha um comprometimento com a instituição e que a mesma possa apoiá-lo em seu desenvolvimento  pessoal é o objetivo do Departamento”, declarou a diretora do DRH.                    
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