Diretores da Faculdade de Direito celebram posse com propostas para graduação e pós

No último dia 16, os professores Sebastião Marcelice Gomes e Carlos Alberto Filho foram empossados diretores da Faculdade de Direito (FD), carinhosamente apelidada de ‘Velha Jaqueira’. No auditório da FD, a reitora, professora Márcia Perales, presidiu a solenidade ao lado do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, da presidente da Associação Nacional das Carreiras de Advocacia Geral da União, Joana D’Arc de Melo, e do presidente do Centro Acadêmico de Direito (CAD), Rafael Benzecry.

O professor Sebastião Marcelice Gomes, que estava no exercício interino do cargo, foi eleito em março deste ano para dirigir a Faculdade pelos próximos quatro anos. O objetivo primordial nesse quadriênio, segundo ele, é consolidar a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas como a principal referência do ensino das ciências jurídicas no Estado. Ainda como acadêmico do curso, o hoje diretor da FD lembra o envolvimento com as questões políticas e administrativas, no Centro Acadêmico. Em 1992 ingressou no quadro de docentes, passou por chefias de departamentos e exercendo função de coordenador de Graduação e Pós-Graduação. Essa trajetória de engajamento e diálogo o conduziu ao cargo que hoje exerce.

Dentre as principais propostas de trabalho estão: a revitalização da Faculdade, a renovação do acervo da biblioteca, a ordenação da estrutura física e a implantação de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) por meio de uma Associação Ampla com as Federais do Pará, do Mato Grosso e de Goiás. “A pós-graduação será, para nós, a oportunidade de sanar uma dívida que ainda temos com a sociedade amazonense”, afirmou o diretor. O vice-diretor, professor Carlos Alberto, destacou a trajetória de sucesso que os profissionais formados “à sombra da eterna Jaqueira” tiveram e têm no Amazonas e no Brasil. “A Faculdade de Direito é o elo entre a Universidade Livre de Manáos e esta Ufam centenária”, lembrou.

Para realizar todas as tarefas a que se propõem os diretores, a reitora, professora Márcia Perales, assegurou o total apoio da administração superior da Ufam. “Cada demanda nova que se apresenta tem o objetivo de fazer esta Universidade cada vez Melhor. E nós, como integrantes desta comunidade que chega a 35 mil pessoas, partilhamos um processo intenso de atividades que exigem muito, mas trazem resultados”, enfatizou, explicando ser necessária a construção coletiva de soluções para superar os desafios que surgem a cada momento. O professor Hedinaldo Lima reiterou que o esforço para promover o diálogo entre gestores e destes com os acadêmicos é uma das características mais valorizadas pela instituição.

As propostas da nova diretoria agradaram aos estudantes do curso presentes na solenidade de posse. O presidente do CAD, Rafael Benzecry, aponta na transparência nas ações e na manutenção do canal de diálogo com os alunos são as qualidades que se espera desta gestão. Huylame Bruce, calouro da FD, avaliou positivamente o investimento em renovação do acervo da biblioteca. “Aqui o nível de leitura é muito grande, e há livros da área jurídica que são caros; com um acervo atual, os acadêmicos poderão estudar na biblioteca ou emprestar textos solicitados pelos professores”, comemorou.

Perfil dos diretores

Professor-assistente de Direito Ambiental e Administrativo da Universidade desde 1992, o doutor Sebastião Marcelice Gomes é mestre em Direito Ambiental pela UEA e doutor em Biotecnologia pela Ufam. Já exerceu os cargos de Chefe de Departamento de Direito Aplicado da FD e o de coordenador da graduação. É também Advogado da União aposentado.

O doutor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de SC e também pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC SP). Além da docência, atua como Procurador do Estado do Amazonas. É autor de publicações sobre Direito Constitucional e Tributário.