Ufam dá contribuição ao Judiciário Amazonense em projeto pioneiro

Com o objetivo de delinear a trajetória dos marcos históricos de acontecimentos do judiciário amazonense, a Universidade Federal do Amazonas deu, nesta quarta-feira, uma importante contribuição ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), entregando à Casa, o levantamento de todas as ações, processos e trâmites do TJ no período de 1845 e 1923.

O projeto, de autoria do doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), James Roberto Silva é pioneiro e foi feito desenvolvido entre 2010 e 2013, com base no arquivo do Tribunal. O material foi entregue em mãos, ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Moutinho, num encontro que teve, ainda, a presença do juiz auxiliar da presidência, Adalberto Carim.

De acordo com o pesquisador, a compilação dos arquivos do tribunal gerou um inventário, em que consta a relação de todos os documentos do arquivo com informações sumarizadas e um catálogo, de forma que o leitor pode fazer buscas por nome ou pelos assuntos dos documentos e época.

O projeto de pesquisa, intitulado ‘Documentos históricos do judiciário Amazonense: diagnóstico de acervo e organização do arquivo permanente do Poder Judiciário do Estado do Amazonas (1833-1933)´, foi desenvolvido com aporte financeiro do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Gestão de Ciência e Tecnologia (PGCT).

Para o presidente do TJ-AM, a história do Tribunal deve ser contada e amplamente divulgada à sociedade. Em reconhecimento ao projeto de pesquisa e a organização realizado pelo pesquisador James Silva, o desembargador realizará uma sessão solene, com a corte do TJAM, para homenageá-lo pelos trabalhos realizados.
“Foi realizado um trabalho primoroso, sério e que deve ser amplamente divulgado como um exemplo vivo do resgate da história do Poder Judiciário amazonense. Na primeira semana de junho, quero que o senhor compareça ao Pleno para que possamos homenageá-lo e a sua equipe pelos relevantes trabalhos prestados ao Judiciário do Amazonas”, disse o desembargador.

Organização

Os documentos encontram-se no arquivo do TJAM, localizado no Fórum Henoch Reis, no bairro São Francisco. James Silva informou que, por conta do volume de documentos, o trabalho foi realizado com o acervo documental do período de 1845 a 1900. Segundo ele, 25 estudantes da Ufam participaram do projeto também com aporte financeiro da FAPEAM por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic). “A documentação se estende de 1845 a 1933. Mas, foi possível organizar de 1845 a 1900 por conta do volume muito grande de informações. Isso representa um marco cronológico porque os documentos são referentes a todo período do século 19”, disse.

Dentre os registros históricos identificados, segundo o pesquisador, está o registro de 1833, no qual o Judiciário da província do Pará criou três comarcas. Uma delas, segundo James, foi a do Rio Negro, que corresponde ao local que hoje é Manaus. “Nesse ano, começam a funcionar instituições judiciárias no território compreendido do Amazonas com alguma autonomia. Antes era totalmente dependente do Pará. Mas essa autonomia só é verdadeira em 1851, quando foi criada a Província do Amazonas”, esclareceu.

Silva informou que a intenção é produzir um livro com os resultados obtidos e dar continuidade ao projeto, caso seja de interesse do TJAM, abrangendo o período de 1900 a 1933.